Veja como adotar uma dieta livre de glúten para melhorar sua qualidade de vida
Veja como adotar uma dieta livre de glúten para melhorar sua qualidade de vida| Foto: Foto: Divulgação/Freepik
  • Por Tainá Alimentos
  • 05/06/2023 10:00

Sensibilidade ao glúten e a doença celíaca são desafios enfrentados por aproximadamente 2 milhões de brasileiros. Felizmente, mais informações estão sendo divulgadas sobre essa condição crônica possibilitando um maior espaço de ofertas alimentares para o grupo. Hoje é possível consumir diversos alimentos sem glúten para manter sua qualidade de vida. Nesta lista reunimos 4 dicas para ajudar você a retirar o glúten de sua alimentação, além de reunirmos receitas e opções de cardápios para você tornar sua alimentação mais adequada; confira a seguir.

Sintomas de intolerância/sensibilidade ao glúten

Descobrira intolerância ao glúten é realmente um processo desafiador, assim como descobrir qualquer intolerância alimentar, como abordamos em outro conteúdo contando a história de Talita e sua filha Tainá, em ‘’Alergias alimentares: a fórmula da cura é o amor de mãe’’. Nessas situações, principalmente em casos onde se descobre a intolerância ainda bebê, são necessários diversos testes laboratoriais, teste de exclusão e reintrodução alimentar e diversas consultas a profissionais de saúde.

Dieta sem glúten não garante o emagrecimento
Dieta sem glúten não garante o emagrecimento| Divulgação/Freepik

Os sintomas de intolerância e sensibilidade ao glúten variam para cada  indivíduo e podem se manifestar em diferentes formas. Confira a seguir uma lista em tópicos dos principais sintomas que podem indicar se uma pessoa tem sensibilidade ou é intolerante ao glúten:

  1. Problemas gastrointestinais: As mais comuns em pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten, os sintomas abrangem dores abdominais, inchaço, gases, diarréia, constipação, náuseas ou vômitos após a ingestão de alimentos contendo glúten;
  2. Fadiga e fraqueza: Devido às lesões ocasionadas no intestino, os indivíduos começam a ter pouca absorção de nutrientes ocasionando sensações de cansaço excessivo, falta de energia e fraqueza;
  3. Distúrbios do humor: O corpo sente e a mente também, em algumas pessoas as dores e desconfortos podem resultar em mudanças de humor, irritabilidade, ansiedade e até depressão;
  4. Dores de cabeça: Enxaquecas ou dores de cabeça recorrentes podem ser desencadeadas pela ingestão de glúten em pessoas intolerantes;
  5. Problemas de pele: Como resposta imunológica a ingestão de glúten em pessoas com intolerância ou sensibilidade podem desenvolver erupções cutâneas, coceiras, eczema ou dermatite herpetiforme;
  6. Dores musculares e articulares: Sensação de dor ou rigidez nas articulações, bem como dores musculares, devido à fraqueza ocasionada pela má absorção de nutrientes;
  7. Sintomas neurológicos: Algumas pessoas podem experimentar sintomas neurológicos, como formigamento ou dormência nas mãos e nos pés, falta de equilíbrio, dificuldade de concentração ou perda de memória.

Caso esses sintomas se manifestem em você ou em seu filho, procure um médico para orientar você de maneira correta, realizar exames laboratoriais e garantir assim uma maior qualidade de vida. 

O que é a dieta sem glúten?

A dieta sem glúten é uma forma de alimentação, que visa excluir completamente alimentos que possuam o glúten e seus derivados em sua composição. Sendo essencial para pessoas que possuem sensibilidade à proteína ou que possuam a doença celíaca (intolerância ao glúten).

Saiba Tudo o que você precisa saber sobre alimentação sem glúten e não tinha a quem perguntar.

3 benefícios de uma dieta livre de glúten

Uma dieta sem glúten pode salvar vidas e confere uma qualidade de vida muito maior para pessoas sensíveis ao glúten ou com a doença celíaca.

  1. Melhora dos sintomas digestivos: Quem possui doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, evitá-lo contribui para o alívio de sintomas gastrointestinais, permitindo a recuperação do intestino e a redução da inflamação ocasionada pela condição melhorando seu funcionamento digestivo.
  2. Melhora do estado nutricional: Em pessoas com doença celíaca, o glúten danifica as vilosidades intestinais, tornando a absorção de nutrientes menos eficaz. A dieta sem glúten contribui para a saúde do portador da condição.
  3. Controle da condição de saúde: É um modo de controlar a condição e prevenir danos contínuos ao intestino delgado, além de reduzir os sintomas incômodos associados a essa sensibilidade.

Dieta sem glúten emagrece?

Seguir a dieta sem glúten em situações em que o indivíduo não precisa e ainda sem orientação médica pode ser prejudicial. Além disso, não há nenhuma comprovação científica que relacione o emagrecimento a restrição de alimentos com glúten. 

Dieta sem glúten não garante o emagrecimento
Dieta sem glúten não garante o emagrecimento| Divulgação/Freepik

Alimentos à base de trigo, que contêm glúten, também podem fornecer nutrientes essenciais, como fibras, vitaminas do complexo B e minerais. Portanto, para pessoas sem intolerância ou sensibilidade ao glúten, não há necessidade de evitar o glúten, a menos que seja uma escolha pessoal ou haja recomendação médica específica.

Como tirar o glúten da Alimentação

1. Alimentos a serem evitados

AlimentoPrefiraEvite
Bebidas Água, café, chá, sucos de fruta ou limonada Pó de frutas, cacau em pó, cerveja, gin, uísque e certos cafés instantâneos.
SobremesasTodas feitas em casa com ingredientes sem glútenTodos industrializados sem comprovação de glúten free
GordurasMargarina, manteiga, óleo e gorduras animais.Molhos e cremes industrializados
CereaisArroz e milho puro.Farinha de trigo, mingau de aveia, gérmen de trigo, cereais de milho ou cereais com malte.
PãesTodos com farinha de arroz, maisena, tapioca ou soja.Todos aqueles feitos com trigo, centeio, cevada, aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo ou malte.
LegumesTodos frescos e enlatados.Preparados com farinha ou industrializados.
BatatasBatata, batata-doce, inhames e arroz.Preparados de batata industrializados.
Carnes e ProteínasCarnes frescas no geral, aves, frutos do mar, peixe, queijo suíço, creme, cheddar, parmesão, ovos, feijão-branco seco ou ervilhas.Industrializados e preparados de carnes.
SopasCarne e legumes.Miojo, enlatados e industrializados.


Esta tabela pode auxiliar você a montar seu cardápio e orientar sua alimentação com uma maior qualidade. Tome cuidado também com a contaminação cruzada, por isso evite alimentos industrializados.

2. Alimentos alcalinos para melhorar o processo de desintoxicação

Muitas informações relacionadas a adoção de alimentos alcalinos para desintoxicar celíacos são divulgadas na internet. Entretanto, não há nenhuma comprovação científica da eficácia de alimentos alcalinos para desintoxicar o organismo.

Certas frutas são alcalinas
Certas frutas são alcalinas| Divulgação/Freepik

O conceito de “alimentos alcalinos” é fundamentado em uma teoria que afirma que certos alimentos podem afetar o pH do corpo e influenciar a saúde. Mas, o corpo humano possui mecanismos sofisticados para manter um pH equilibrado e estável, independentemente da alimentação. Dessa forma, procure orientações médicas e nutricionais para trazer benefícios reais em sua alimentação.

3. Exemplo de cardápio para dieta sem glúten

Café da ManhãAlmoçoLanche da TardeJantar
Opção 1: Tapioca recheada com queijo branco e tomate. Opção 1:Salada verde com peito de frango grelhado, legumes cozidos no vapor e arroz integral. Opção 1:Mix de castanhas e frutas secas. Opção 1: Peito de frango grelhado com quinoa e legumes assados.
Opção 2: Smoothie de frutas com leite vegetal, acompanhado de uma porção de granola sem glúten. Opção 2: Filé de peixe assado com purê de batata doce e legumes refogados.Opção 2: Iogurte sem lactose com frutas frescas e sementes. Opção 2: Salmão ao molho de limão e brócolis cozido no vapor.
Opção 3: Omelete de legumes com uma fatia de pão sem glúten. Opção 3: Espaguete de abobrinha com molho de tomate caseiro e almôndegas de carne.Opção 3: Barra de cereais sem glútenOpção 3: Hambúrguer caseiro de carne ou grão de bico em pão sem glúten, acompanhado de salada.

Para uma maior satisfação alimentar, adapte as opções de acordo com suas preferências pessoais e necessidades nutricionais. Não esqueça de sempre verificar os rótulos dos alimentos para garantir que sejam livres de glúten e escolha marcas de confianças, como a Tainá Alimentos ou demais marcas referências em produtos sem glúten ao realizar suas compras em lojas de produtos naturais, supermercados ou e-commerce. Escolher marcas de confianças que possuam processos rigorosos em sua elaboração, é necessário para evitar a compra de alimentos que sofreram contaminação cruzada.

4. Onde encontrar alimentos sem glúten

Ter doença celíaca ou sensibilidade ao glúten é uma baita restrição, mas não é o fim do mundo. Pensando bem, ‘’restrição’’ é só uma das formas de perceber a condição. Felizmente indústrias, lojas de produtos naturais e supermercados estão investindo no público celíaco e disponibilizando alimentos variados para esse grupo. 

Hoje é possível encontrar inúmeras redes de grandes supermercados com sessões destinadas a celíacos, além das casas de produtos naturais que possuem uma ampla variedade de marcas com produtos referências em qualidade e cuidado de preparação, como a Tainá Alimentos; indústria que a cada dia busca trazer novas opções alimentares para pessoas com alguma dieta restritiva por meio de um processo cuidadoso para evitar a contaminação cruzada.

Há diversas receitas e opções no mercado, grandes marcas também tem buscado se adequar as necessidades dos celíacos. Portanto, a ‘’restrição’’ embora cause muita dor, também oferece a possibilidade de conhecer, preparar e comer centenas de outras comidas. Recomendamos que você teste receitas, experimente diversos produtos e marcas e escolha no final, as opções que têm mais sabor para você.

3 Receitas sem Glúten

As receitas sem glúten consistem principalmente em preparações de alimentos onde o uso de farinha de trigo, centeio ou aveia são utilizados, uma vez que esses cereais contém glúten. Confira a seguir três receitas sem glúten:

Receitas sem glúten não utilizam trigo, centeio ou aveia em suas composições
Receitas sem glúten não utilizam trigo, centeio ou aveia em suas composições| Divulgação/Freepik

1. Panquecas de banana e aveia

Panquecas de banana e aveia sem glúten
Panquecas de banana e aveia sem glúten| Divulgação/Casa encantada

Ingredientes:

  • 2 bananas maduras;
  • 1 xícara de aveia sem glúten;
  • 2 ovos;
  • Pitada de canela em pó;
  • Óleo de coco para untar a frigideira;

Instruções:

  1. Em uma tigela, amasse as bananas maduras até obter uma consistência cremosa;
  2. Adicione a aveia sem glúten e os ovos à tigela e misture bem até formar uma massa homogênea;
  3. Acrescente uma pitada de canela em pó e misture novamente;
  4. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte-a com um pouco de óleo de coco;
  5. Despeje cerca de ¼ de xícara da massa na frigideira para formar cada panqueca;
  6. Cozinhe por cerca de 2-3 minutos de cada lado, até dourar;
  7. Repita o processo com o restante da massa;
  8. Sirva quente e aproveite. Rende aproximadamente 8 panquecas.

2. Bolo sem Glúten

Receita de bolo adaptada a celíacos
Receita de bolo adaptada a celíacos| Divulgação/Dicas de Mulher

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha sem glúten (pode ser uma mistura pronta ou uma combinação de farinha de arroz, amido de milho e fécula de batata)
  • 1 ½ colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ¼ colher de chá de sal
  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de manteiga derretida ou óleo vegetal
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de leite (pode ser leite de vaca, leite vegetal ou leite sem lactose)

Instruções:

  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C. Unte uma forma de bolo com manteiga ou utilize papel manteiga para forrar o fundo.
  2. Em uma tigela grande, misture a farinha sem glúten, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
  3. Em outra tigela, bata o açúcar e a manteiga derretida (ou óleo vegetal) até obter uma mistura cremosa.
  4. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Acrescente o extrato de baunilha e misture novamente.
  5. Gradualmente, adicione os ingredientes secos à mistura de açúcar e ovos, alternando com o leite. Misture até obter uma massa homogênea.
  6. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície com uma espátula.
  7. Asse no forno pré-aquecido por cerca de 30 a 35 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.
  8. Retire do forno e deixe o bolo esfriar na forma por alguns minutos. Em seguida, transfira para uma grade de resfriamento para esfriar completamente.
  9. Após esfriar, você pode decorar o bolo como desejar, com glacê, frutas frescas, chocolate derretido ou qualquer cobertura de sua preferência.

3. Pão sem Glúten

Essa receita permite personalização do seu pão adicionando sementes ou grãos à massa, como chia, linhaça ou girassol. Você pode personalizar o pão adicionando sementes ou grãos à massa, como chia, linhaça ou girassol. Também é possível realizar diferentes variações de pães, como pão de cenoura, pão de batata ou pão de ervas, adicionando esses ingredientes à massa.

Receita de pão sem glúten adaptada a celíacos
Receita de pão sem glúten adaptada a celíacos| Divulgação/Receitaria

Ingredientes:

  • 2 ½ xícaras de farinha sem glúten (pode ser uma mistura pronta ou uma combinação de farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce e polvilho azedo);
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 xícara de água morna;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã (opcional).

Instruções:

  1. Em uma tigela pequena, dissolva o fermento e o açúcar em água morna. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até que a mistura comece a espumar;
  2. Em uma tigela grande, misture a farinha sem glúten e o sal;
  3. Faça um buraco no centro da mistura de farinha e adicione o azeite de oliva, os ovos e o vinagre de maçã (se estiver usando). Despeje a mistura de fermento por cima;
  4. Com uma colher ou uma espátula, misture os ingredientes até obter uma massa pegajosa;
  5. Transfira a massa para uma forma de pão previamente untada com azeite ou forrada com papel manteiga;
  6. Cubra a forma com um pano de prato limpo e deixe a massa descansar em um local aquecido por aproximadamente 1 hora, ou até que ela cresça e dobre de tamanho;
  7. Pré-aqueça o forno a 180 °C;
  8. Leve o pão ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 40 a 45 minutos, ou até que fique dourado e faça um som oco quando for batido na parte de baixo;
  9. Retire o pão do forno e deixe esfriar completamente antes de fatiar.

Observação:

As farinhas sem glúten podem variar em sua absorção de líquidos. Caso seja necessário, ajuste a quantidade de água na receita para obter uma consistência de massa adequada e saboreie o seu pão sem glúten!

 Conclusão: como tirar o glúten da dieta.

Retirar o glúten da alimentação é essencial para pessoas com sensibilidade à proteína e portadores de doença celíaca. A dieta sem glúten contribui para a qualidade de vida dessas pessoas, entretanto, os desafios são imensos para aqueles que precisam seguir essa restrição alimentar e incluem desde contaminação cruzada até o encontro de uma ampla variedade de produtos. Para conseguir retirar o glúten de sua alimentação ou da alimentação do seu filho, reunimos algumas sugestões:

  1. Aprenda quais alimentos contém glúten: e familiarize-se com as fontes ocultas de glúten em produtos processados, como molhos, temperos e produtos de panificação. Além disso, explore alimentos alternativos e sem glútem. Embora seja uma dieta restritiva, é possível encontrar uma variedade de produtos deliciosos e que não irão te prejudicar;
  2. Leia os rótulos: Ao fazer compras, verifique os rótulos dos alimentos para identificar se eles contêm ou não glúten. Procurando por termos como “contém glúten” ou “pode conter traços de glúten”. Caso encontre produtos que indiquem a existência de glúten, fuja!; 
  3. Opte por alimentos naturais: Priorizar alimentos frescos e naturais, eles irão te ajudar em sua nova alimentação.
  4. Esteja ciente da contaminação cruzada: Evite a contaminação cruzada ao preparar e armazenar alimentos sem glúten em sua casa. Caso more com alguém que tenha doença celíaca, ou caso você tenha a doença, tome cuidado com utensílios e evite o contato com superfícies que tenham contato com glúten. Utilize utensílios de cozinha limpos e esteja atento a possíveis contaminações em restaurantes ou eventos sociais.
  5. Busque orientação profissional: Consulte um médico e nutricionista para obter orientações adequadas e personalizadas. Para tornar a sua dieta ainda mais satisfatória.

Por meio de informações completas de questões alimentares, dietas restritivas, armazenagem e produção, a Tainá Alimentos acredita ser possível transformar a sociedade, reduzindo desinformações sobre restrições alimentares. Por meio de uma maior inclusão e variedade alimentar é possível proporcionar um maior cuidado e garantir o direito de todos de se alimentar de forma segura, e para isso quanto mais informação melhor, certo? 

Saiba mais sobre Qual a forma correta de guardar produtos naturais? Saiba como manter o frescor dos alimentos