O procedimento HoLEP remove a laser o tecido prostático crescido em pacientes com HPB.
O procedimento HoLEP remove a laser o tecido prostático crescido em pacientes com HPB.| Foto: Shutterstock
  • Por Thiago Hota - CRMPR 27784 RQE 20261
  • 07/05/2024 15:44

A técnica HoLEP ou enucleação a laser da próstata por meio endoscópio (sem cortes) é um procedimento cirúrgico moderno, minimamente invasivo, usado no tratamento de pacientes com hiperplasia prostática benigna (HPB) ou crescimento benigno da próstata (não canceroso).

O tratamento da próstata com laser Holmium é considerado padrão ouro pelas diretrizes europeias. Aqui no Brasil, alguns urologistas já aparecem como referência internacional nesta técnica, é o caso do Dr. Thiago Hota, CRMPR 27784 e RQE 20261.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula localizada logo abaixo da bexiga, com a função de produzir o líquido prostático, que mistura-se ao líquido seminal e juntos respondem por 90% do sêmen, protegem, nutrem e facilitam o deslocamento dos espermatozóides.

Nos adultos jovens, a próstata pesa cerca de 20 gramas e tem a forma de um pêssego. Ao longo dos anos, conforme a idade avança, é normal que a glândula aumente gradativamente de tamanho, podendo causar obstrução à saida de urina.

Quais os problemas causados pelo crescimento da próstata

Quando precisamos urinar há uma contração da bexiga que escoa a urina por um canal que passa exatamente pela próstata (uretra prostática). Quando a próstata cresce (normal: 30g), há uma crescente obstrução deste canal com o passar dos anos.

Devido a esta obstrução, a bexiga passa a fazer cada vez mais força perdendo progressivamente sua elasticidade, fazendo o paciente ir mais vezes ao banheiro, ou até mesmo experimentar momentos de urgência para urinar, podendo por vezes até perder urina.

Caso este sistema de obstrução não seja devidamente tratado, haverá perda da musculatura da bexiga, que poderá ser substituída por fibrose, sem força para esvazia-la, resultando em resíduos elevados de urina, infecções, retenção com necessidade de sonda e até mesmo perda da função dos rins.

Este processo de perda da função da bexiga pode até mesmo se tornar irreversível

O que pode prejudicar a saúde da próstata?

Alguns alimentos podem prejudicar a saúde da próstata, aumentando o risco de hiperplasia, como a carne vermelha, processados e ultraprocessados, ricos em gordura saturada e gordura trans.

Cada vez mais comum, a Síndrome metabólica, que associa obesidade, hipertensão, diabetes e alterações de colesterol, está também associada ao aparecimento de progressão da HPB.

Em quais casos a cirurgia de próstata é indicada?

O tratamento cirúrgico da HPB é cada vez mais moderno, seguro e efetivo
O tratamento cirúrgico da HPB é cada vez mais moderno, seguro e efetivo| Shutterstock

O tratamento da Hiperplasia prostática da próstata tem o objetivo de ser seguro, causando mínimos riscos ao paciente, com rápido retorno às suas atividades habituais. Tratando definitivamente, o paciente fica com nenhum ou mínimo risco da doença voltar no futuro.

O HoLEP hoje é o procedimento minimamente invasivo que melhor consegue associar segurança ao paciente de forma minimamente invasiva com solução definitiva do problema da HPB.

O que é o procedimento HoLEP?

A enucleação da próstata com Holmium Laser ou HoLEP é um procedimento para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), independentemente do volume da próstata, realizado totalmente pela uretra sem a necessidade de cortes.

Por meio dessa técnica, o cirurgião consegue remover completamente o tecido prostático obstrutivo e, com isso, melhora o fluxo da urina e alivia sintomas urinários desagradáveis como o jato fraco, frequência urinária aumentada e gotejamento.

Como é feita a cirurgia com procedimento HoLEP?

O procedimento é realizado através de um fino aparelho pela uretra até a próstata do paciente. Então, é realizada a remoção completa do adenoma (região doente) preservando apenas a cápsula prostática sadia.

Ao mesmo tempo que descola a doença completamente, o laser consegue coagular de forma extremamente eficiente a cápsula da próstata.

Após remover toda a área de HPB, este material é enviado para dentro da bexiga e morcelado, sendo extraído completamente e enviado para análise.

Quais as vantagens da técnica HoLEP?

Por ser um método endoscópico e minimamente invasivo, a cirurgia com uso do laser Holmium não realiza cortes nas regiões da bexiga e abdômen. Como consequência, a recuperação do paciente no pós-operatório é mais rápida, com menores estadias hospitalares, geralmente inferiores a 24 horas, assim como mínimo tempo de sonda.

O efeito do laser faz com que o risco de sangramento seja muito baixo, tornando este método de escolha em pacientes que usam anticoagulantes, além de ser um método seguro em pacientes mais frageis.

O HoLEP permite que haja remoção completa da doença, portanto é o método endoscópico de menor risco de retorno da hiperplasia. Como a necessidade de retratamentos é uma preocupação frequente dos pacientes o caráter definitivo do HoLEP é um dos principais motivos da indicação cada vez mais frequente deste tratamento.

O Dr. Thiago Hota, CRMPR 27784 e RQE 20261, é especialista no tratamento da HPB com uso do HoLEP e chefe do centro de treinamento dessa técnica para toda a América Latina.

O médico de Curitiba/PR também é idealizador, junto ao Hospital do idoso Zilda Arns, do projeto “Curitiba sem sonda”, por meio do qual oferta aos pacientes do SUS a realização de cirurgia de próstata com uso do Holmium laser (HoLEP).

Agora que você já conhece os tipos de cirurgia de próstata e qual a indicação de cada técnica, agende uma consulta com um urologista para saber como está a saúde da sua próstata e realizar exames de rotina.

Responsável Técnico: Dr. Thiago Hota – CRMPR 27784 RQE 20261