Campus da UniCesumar em Maringá. Em todos os campi, instituição de ensino estimula o empreendedorismo universitário.
Campus da UniCesumar em Maringá. Em todos os campi, instituição de ensino estimula o empreendedorismo universitário.| Foto: Divulgação
  • Por Unicesumar
  • 18/03/2022 10:52

Mesmo com a pandemia da covid-19, o número de pessoas interessadas em abrir o próprio negócio tem aumentado. De acordo com dados do Ministério da Economia, em 2021 o Brasil bateu recorde de empresas abertas com 4.026.776 novos empreendimentos, um crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior.

Com a alta no mercado empreendedor e incentivos econômicos, como a redução no tempo para abrir um negócio – menos de dois dias de acordo com o Mapa da Empresa do Ministério da Economia - além do conhecimento teórico, prático e do diploma universitário, é fundamental que a faculdade ofereça ao estudante as ferramentas necessárias para criar oportunidades de negócios e empreender. Estas são algumas das prerrogativas do currículo acadêmico dos cursos oferecidos pela UniCesumar.

Para a professora Fabiana Azevedo, coordenadora da UniCesumar Empresarial, estimular o empreendedorismo ainda na graduação é um dos papeis da universidade. “Ao proporcionar que nossos alunos vivam o empreendedorismo universitário, os preparamos para o mercado de trabalho e oferecemos a eles benefícios imediatos”, enfatiza.

Fabiana afirma que essas iniciativas levam os estudantes a ter ideias cada vez mais criativas, além de outras competências essenciais para os dias de hoje, como comprometimento, autoconfiança e persistência. “Eles também desenvolvem habilidades como liderança, planejamento e negociação”, observa.

Projetos inovadores

Os projetos inovadores fazem parte da rotina da UniCesumar, que vêm para reforçar o conteúdo que é ministrado em sala de aula. De acordo com Fabiana, a promoção e o fomento do empreendedorismo universitário na instituição começaram há mais de oito anos, a partir de iniciativas como o VOE – Viva a Oportunidade de Empreender, que se divide em várias etapas para atender às necessidades dos estudantes. “Trata-se de uma trilha de empreendedorismo que pode levar o aluno da introdução ao empreendedorismo à aceleração de uma startup, além de disseminar a cultura empreendedora na instituição de ensino superior”, comenta.

Estatísticas

Fabiana ressalta que a UniCesumar faz parte de um seleto grupo de instituições de ensino realmente preocupadas em estimular o empreendedorismo entre os acadêmicos, desde a graduação. A pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, realizada pela Endeavor em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2017, mostrou que somente 38,78% das universidades oferecem iniciativas de empreendedorismo e apenas 6,2% tratam do tema de forma aprofundada.

Por outro lado, o mesmo estudo apontou que 56% dos acadêmicos tinham interesse nessas disciplinas, porém não encontravam respaldo em suas instituições para abrir o negócio próprio.

Além do VOE, a UniCesumar também conta com outras ações empreendedoras. Fabiana cita, por exemplo, iniciativas como hackathons, ideathons, consultorias juniores em diversas áreas, Desafio Atividade de Estudo Programada – no qual todos os alunos de graduação dos campis criam um negócio ou produto em uma disciplina interdisciplinar, com professores mediadores dando todo o suporte para esta criação.

“Nossos alunos saem mais preparados para o mercado de trabalho. Entendem que existem outras possibilidades para quando se formar, além de terem a oportunidade de empreender enquanto ainda estão na graduação, com mentorias de professores e consultores de mercado”, explica a professora, destacando a parceria com o Sebrae como grande diferencial.

Foi a partir dessas iniciativas que a equipe do estudante Tiago Freire dos Santos, 37 anos, que está no 3.º semestre do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, criou uma plataforma virtual para permitir que agricultores pudessem alugar equipamentos agrícolas que eram subutilizados ou usados apenas em alguns períodos do ano em outras propriedades. “Por outro lado, há pequenos e médios agricultores que necessitam de tais equipamentos, mas não possuem capital suficiente para adquiri-los em razão do alto custo de investimento”, explica Santos. É o caso de pulverizadores, colheitadeiras, plantadeiras, entre outros equipamentos.

O projeto foi desenvolvido por cinco alunos da UniCesumar durante o segundo semestre de 2021 (Ana Elisa Tubino, Tiago Freire dos Santos, Guilherme Andrade Costa Arraes, Emelin Jenifer Alves Bertoncello e Ana Carolina Bernardes Costa de Assis). O grupo contou com o apoio da instituição e a assessoria de professores do curso, sob coordenação do professor Marcello Erick Bonfim.

“A ideia surgiu de uma dor presente no dia a dia do agricultor, já que hoje não há nada no mercado que atenda tal necessidade”, explica o estudante. Ele ressalta que, é comum o produtor rural deixar de produzir ou não ampliar sua produção em razão da falta de equipamentos. “O desenvolvimento de projetos como este espelha o que encontramos fora da universidade, ou seja, no mercado de trabalho, quando inúmeros profissionais unem uma variada gama de talentos e habilidades para projetar e desenvolver um produto que faça a diferença no cotidiano de um cidadão”, afirma.

Projeto desenvolvido por alunos da UniCesumar conecta donos de equipamentos agrícolas a pequenos produtores rurais.
Projeto desenvolvido por alunos da UniCesumar conecta donos de equipamentos agrícolas a pequenos produtores rurais.| Crédito: Arquivo Pessoal

Matrículas abertas

No Paraná, a UniCesumar oferece mais de 60 cursos de graduação no formato presencial nos campi de Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Para ingressar na UniCesumar, existem três formatos possíveis: com a prova de vestibular online, baseado em uma redação com temática vivenciada durante o ensino médio; a nota do Enem, válida para as edições de 2011 a 2021 ou ainda o histórico escolar. O candidato pode fazer a inscrição pelo venhaparaunicesumar.com.br e pelo WhatsApp 0800 604 44 22.

A UniCesumar obteve nota máxima no MEC, com IGC nota 4 (escala de 1 a 5) durante dez anos seguidos. Mais de 80% do corpo docente são professores com títulos de mestres e doutores.