O Projeto “OFUC Itinerante” roda cidades do Paraná levando cultura de forma gratuita à população.
O Projeto “OFUC Itinerante” roda cidades do Paraná levando cultura de forma gratuita à população.| Foto: Acervo OFUC
  • Por Unicesumar
  • 22/03/2022 17:42

A UniCesumar abre suas portas à comunidade e ao público acadêmico para a apresentação do Concerto “Viva Curitiba”, uma homenagem da Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC) aos 329 anos da capital paranaense. O espetáculo, que terá a regência do maestro Davi Oliveira, ocorre no dia 27 de março, às 18h, no Campus Curitiba, no bairro Portão. A entrada é franca e não será necessário retirar ingressos antecipadamente.

A apresentação é uma realização do Ministério do Turismo e UniCesumar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e faz parte do projeto "OFUC Itinerante", que roda cidades de todo o Paraná levando cultura de forma gratuita à população.

No repertório selecionado para o Concerto “Viva Curitiba” estão músicas conhecidas do cotidiano do público. Serão apresentadas 12 obras, entre temas de filmes populares como O Senhor dos Anéis, Piratas do Caribe e 1492 – A Conquista do Paraíso, até peças clássicas de compositores como Giuseppe Verdi, Strauss e Wagner.

“Preparamos um Concerto muito especial e tenho certeza que será emocionante. É um orgulho fazer parte da história de Curitiba, comemorando o aniversário da capital e o aniversário de 19 anos da Filarmônica. Retribuiremos o acolhimento da cidade com uma apresentação sensacional”, afirma o maestro da OFUC, Davi Oliveira.

Segundo o maestro, a Orquestra Filarmônica UniCesumar é um projeto de extensão universitária que promove, dentro do ambiente acadêmico, concertos periódicos, atraindo os alunos para o universo orquestral. Ele explica que, dessa forma, aqueles que possuem habilidades em instrumentos de orquestra, por meio de audições, podem se integrar ao corpo artístico da OFUC.

Maestro da Orquestra Filarmônica UniCesumar, Davi Oliveira.
Maestro da Orquestra Filarmônica UniCesumar, Davi Oliveira.| Crédito: Ivan Amorin

MÚSICA AO ALCANCE DE TODOS

A professora Cristiane Mello David, diretora da UniCesumar Campus Curitiba, explica que apresentação da Orquestra Filarmônica faz parte das ações da instituição para democratizar o acesso à educação e à cultura a partir de eventos gratuitos que são realizados em todo o Estado.

Além das iniciativas culturais, a UniCesumar promove ações que visam promover a responsabilidade social, o atendimento à comunidade principalmente nas áreas de saúde e assistência social. “A UniCesumar acredita que a formação do ser humano deve ser sistêmica e completa”, destaca Cristiane, referindo-se ao conjunto que envolve o lado espiritual, emocional, intelectual e de conhecimento técnico.

“Procuramos desenvolver ações para que as pessoas possam ter acesso à cultura, de diversas formas. A arte e a boa música ajudam a ampliar o espectro do ser humano e sua relação com o mundo. Por isso, a iniciativa tem a ver com a filosofia de trabalho da universidade, que é ampliar os sentidos e a nossa presença no mundo”, ressalta Cristiane, lembrando ainda que o momento é uma forma de agradecer à cidade por acolher a UniCesumar.

Durante a apresentação da Orquestra, a UniCesumar também disponibilizará um espaço destinado a inscrições em cursos de graduação e pós-graduação, além de suporte às pessoas interessadas em conhecer mais sobre a instituição.

OFUC

A Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC) é uma das iniciativas da UniCesumar que busca democratizar a cultura, aproximar as pessoas da música e também trazer a comunidade para dentro da universidade. Criada em 2003 pelo reitor Wilson de Matos Silva e com a coordenação do maestro e diretor artístico Davi Oliveira, a orquestra é mantida pela instituição e já recebeu diversos títulos de méritos entregues pelos poderes legislativo municipal e estadual em função dos relevantes serviços prestados à comunidade.

O corpo artístico da orquestra é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da UniCesumar. Todos são profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. Atualmente, a OFUC conta com 60 músicos que estão organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa, logística e de produção do Departamento de Cultura e Artes da UniCesumar.

Desde a sua criação, há quase duas décadas, a Filarmônica gravou diversos CDs e DVDs ao vivo, tanto em Maringá quanto em Curitiba, no Teatro Guaíra. Entre os maestros convidados a trabalhar com a OFUC, constam nomes como o paulista Roberto Tibiriçá, membro honorário da Academia Nacional de Música, que esteve à frente da OFUC no Festival Tchaykovsky. Além dele, o músico e compositor brasileiro Lenine já se apresentou acompanhado pela Filarmônica em obras de sua autoria.

São 19 anos de Orquestra Filarmônica UniCesumar
São 19 anos de Orquestra Filarmônica UniCesumar| Crédito: Acervo OFUC

OFUC ITINERANTE

Desde 2015 a UniCesumar realiza o projeto “OFUC Itinerante”, um projeto inovador que leva a orquestra para apresentações em uma “carreta palco”. Numa área de 150 metros quadrados – 15 metros de comprimento por 10 metros de largura – é possível levar a Filarmônica para municípios e locais com poucos recursos ou que não possuem infraestrutura adequada para receber esse formato de espetáculo.

Serviço | Concerto “Viva Curitiba”

Data: 27 de março de 2022
Horário: 18h
Local: Campus da UniCesumar | Rua Itajubá, 673, Portão
Regente: Maestro Davi Oliveira
Participação: Solistas e Grupo Vocal UniCesumar
Entrada gratuita | Não será necessário retirar ingressos antecipadamente
Obs: em caso de mau tempo, o concerto será apresentado no auditório do Colégio Adventista (Rua Frei Gaspar da Madre de Deus, 707).