A tanatopraxia é essencial para garantir que o corpo não sofra o processo de decomposição até o momento do sepultamento ou cremação. Ela também é primordial na preparação da aparência do falecido para a despedida dos familiares.
O que é tanatopraxia?
É uma técnica de conservação de corpos. A palavra vem do grego thanatos (morte) e práxis (o que se faz habitualmente). Ou seja, “o que se faz habitualmente diante da morte”. A tanatopraxia proporciona aos familiares da pessoa falecida uma última lembrança de como ela se parecia em vida.
Como é feita a tanatopraxia?
Os profissionais da tanatopraxia trabalham para tornar o momento da despedida menos dolorido e impactante para os familiares e amigos.
Para isso, eles desinfectam o corpo com germicidas para evitar proliferação de doenças por micro-organismos; aplicam necromaquiagem para deixar o falecido com uma fisionomia mais natural e “descansada”; conservam o corpo por meio de produtos químicos sem formol.
Necropsia e tanatopraxia
A tanatopraxia é muito confundida com a necropsia, que é um procedimento realizado pelo IML (Instituto Médico Legal). Na necropsia, o corpo é examinado para determinar a causa mortis, além de verificar doenças e ferimentos. Os órgãos são analisados, colocados de volta e o corpo é enviado para os familiares.
Na tanatopraxia, os órgãos não são retirados. São utilizados equipamentos para fazer a injeção de produtos químicos e a sucção de líquidos, sem necessidade de abrir o corpo.
Uma empresa que resolve a burocracia das horas difíceis
A Unilutus oferece um plano funerário que garante que você passe seu momento de luto mais tranquilamente, sem precisar resolver nenhuma burocracia. A empresa tem convênios com empresas confiáveis que oferecem a logística, além de opções de sepultamento e cremação. O plano é feito de acordo com suas necessidades, sem taxas absurdas e com um atendimento humanizado.
Conheça mais sobre a Unilutus!