Muitos brasileiros têm o sonho de visitar os Estados Unidos. Porém, o maior receio das pessoas é a aprovação do visto americano de turismo. O órgão responsável por fazer a análise dos pedidos e aprovação é o CEAC (Consular Electronic Application Center), que costumam ser muito exigente.
A razão é que os EUA recebem muitos turistas, um aspecto bastante positivo para o país, mas, ao mesmo tempo, muitos deles acabam permanecendo em terras americanas como imigrantes ilegais.
Caso você tenha planos de conhecer o país norte-americano, continue a leitura e veja dicas de como ter sucesso na aprovação do seu visto.
6 dicas para ter seu visto americano de turismo aprovado
Cada tipo de visto americano tem suas particularidades. Alguns padrões podem se repetir em alguns deles, mas é sempre importante ter em foco o tipo de visto que deseja conquistar e trabalhar em cima de informações relevantes sobre ele.
O visto americano de turismo enquadra-se na categoria de não
imigrante e seu tipo é B1/B2, que permite algumas atividades dentro do território
americano pelo período de 180 dias renováveis por mais 180 dias, para turismo.
Você sabia que o consulado possui um manual que traz as diretrizes de como um cônsul
deve agir ao avaliar um candidato, e se ele possui ou não razoes para ser
aprovado no visto?
Sim, e a seção que fala exclusivamente sobre visto de turismos é a 9 FAM 402.2-2(B), que indica os fatores a serem utilizados na determinação do direito à Classificação de Visitante Temporário são os seguintes:
(1) (U) Ao determinar se os requerentes de visto têm direito à classificação de visitante temporário, você deve avaliar se os requerentes:
(a) (U) Possuem residência em um país estrangeiro, que não têm a intenção de abandonar;
(b) (U) Têm a intenção de entrar nos Estados Unidos por um período de duração especificamente limitada; e
(c) (U) Buscam admissão com o único propósito de se envolver em atividades legítimas relacionadas a negócios ou lazer.
(2) (U) Se um requerente de visto B-1/B-2 não atender a um ou mais dos critérios acima, você deve recusar o requerente sob INA 214(b).
b. (U) Se você duvidar da intenção de retorno ao exterior do requerente, o requerente não poderá dissipar suas dúvidas oferecendo deixar uma criança, cônjuge ou outro dependente no exterior.
Saber sobre os pontos principais de análise aponta onde se
deve prestar atenção em sua aplicação:
1 - Atenção ao preencher o formulário
O sucesso para a aprovação do seu visto americano de turismo começa com o preenchimento do formulário DS 160. Nele, são feitas diversas perguntas sobre dados pessoais, vínculos familiares, possíveis contatos nos Estados Unidos, histórico profissional, questões de saúde, entre outras.
São diversas perguntas que devem ser respondidas com calma e clareza. Estima-se que 60% dos vistos americanos não são aprovados por simples erros de interpretação das perguntas em inglês, falta de informação ou até mesmo erros de digitação. Inclusive, errar no seu DS-160 pode ser interpretado como ocultação ou falsificação de dados, o que pode gerar uma suspensão do seu visto e você pode ser banido de entrar nos Estados Unidos para sempre!
Portanto, dedique-se no preenchimento desse formulário e revise quantas vezes forem necessárias.
2 - Honestidade e transparência
É preciso ser honesto e transparente na hora do preenchimento do formulário DS 160. Esteja ciente que todas as informações declaradas, provavelmente, serão questionadas no momento da entrevista com o oficial de imigração. Consequentemente, terá que ter meios de provar que são verdadeiras, fique atento principalmente às datas preenchidas no formulário.
Por isso, não declare nenhuma informação falsa, como renda, ocupação ou contatos nos Estados Unidos. Pode ser que seu questionário seja aprovado, mas no momento da entrevista se não tiver como comprovar aqueles dados, terá seu visto negado.
3 - Documentos comprobatórios
Como já mencionado, no momento da entrevista com o oficial de imigração no consulado, você terá que passar por uma verdadeira varredura para comprovar todas as informações que declarou no formulário inicial.
Por isso, é importante que reúna o máximo de documentos possíveis para que se for questionado consiga comprovar oficialmente as informações. Cada visto exige um tipo de documentação específica, mas no geral, para o de turismo é interessante ter em mãos:
- Passaporte válido pelo tempo que deseja permanecer nos EUA;
- Passaporte antigo com visto americano (se houver);
- RG;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência;
- Cópia da declaração para o Imposto de Renda;
- Extrato bancário dos últimos três meses;
- Comprovantes de renda mensal dos últimos três meses;
- Comprovante do hotel ou outra acomodação onde você irá ficar
- Planos de viagem
- Comprovante de laços com o Brasil
O objetivo não é intimidar os turistas ou possíveis imigrantes. Mas não colocar em risco o controle do próprio país, permitindo que pessoas entrem lá para viver ilegalmente ou até mesmo arriscar a segurança.
4 - Vínculos sólidos com o país de origem
Como mencionado no manual do consulado, é importante que você tenha em mente que como tentará o visto de turista, o consulado não pode ter dúvidas sobre sua real intenção de estar temporariamente nos Estados Unidos. O trabalho deles é avaliar se você realmente pretende voltar ao Brasil e se não há a intenção de permanecer lá como imigrante ilegal.
Por isso, comprovar seus vínculos com o seu país de origem será um ponto central na avaliação do formulário e no momento da entrevista. Portanto, reúna o máximo de documentação possível comprobatória em relação ao seu trabalho, estabilidade econômica, seus bens materiais e até mesmo sobre suas relações familiares.
5 - Finanças em ordem
Sua situação econômica será avaliada minuciosamente pelo consulado. As autoridades precisam compreender que você possui recursos suficientes para viajar a turismo.
Existe um cálculo que pode ajudar a compreender se seus recursos são necessários para a viagem: pesquise o valor de uma passagem em alta temporada apenas para ter noção de valores, faça o mesmo com hotel nas regiões que em pretende ficar, e após isso calcule 100 dólares por dia e por pessoa. Esse é o momento que deve considerar ter em caixa para apresentar ao cônsul caso questionado no momento da entrevista.
Por isso, você precisa deixar claro que consegue se bancar por lá pelo tempo que deseja visitar o país americano e tem uma vida financeira estável. Portanto, se você tem dívidas e não apresentar uma reserva financeira suficiente para sua viagem, provavelmente seu visto americano de turismo será negado.
6 - Justificativa de entrada no país sólida
Outro ponto que merece bastante atenção é a justificativa para visitar os Estados Unidos. Tente elaborar uma fundamentação bem completa de por que você tem interesse em visitar esse país.
É sempre interessante citar pontos turísticos específicos que deseja visitar e ter um plano de viagem bem sólido, rota definida e bilhetes de passeios e ingressos para pontos turísticos já comprados, por exemplo.
Consultoria migratória especializada
Os processos de obtenção de vistos e do Green Card podem ser longos e complexos. Por isso é importante contar com consultoria migratória. Essas empresas têm conhecimento especializado nas leis e regulamentos de imigração dos EUA, proporcionando orientação personalizada e facilitando o caminho para a residência legal.
A Unlocked Consultoria Migratória tem escritórios em Curitiba (PR) e Mandirituba (PR) e entre seus serviços está a obtenção de visto americano para turismo.
Uma equipe especializada auxilia o interessado desde a
separação dos documentos e com uma preparação para a entrevista de forma
exclusiva, para que na etapa importante para obtenção do visto americano de
turismo, saia tudo dentro do esperado.
Nossa taxa de aprovação é acima de 90%, além de ser uma empresa de confiança, sempre atuando com clareza e credibilidade com o cliente.
Fale com a Unlocked no WhatsApp