As azeitonas estão entre os ingredientes que não podem faltar em uma tábua de frios.
As azeitonas estão entre os ingredientes que não podem faltar em uma tábua de frios.| Foto: Divulgação
  • Por Vale Fértil
  • 04/05/2022 18:06

Oferecer um presente personalizado revela uma pitada a mais de empenho para surpreender no Dia das Mães. E o melhor é que existem lembranças que podem ser preparadas em casa, com detalhes que resgatam um pouco da história da relação entre mãe e filhos. Este ano, quando a data marca a gradual retomada dos reencontros familiares, uma dica de presente é investir na produção gastronômica para celebrar esses momentos que ficaram pausados durante quase dois anos por conta do isolamento social. A tábua de frios é uma excelente forma dar início a essa celebração e ainda impressionar a matriarca – e o restante da família.

Recomendada para qualquer tipo de evento, seja um encontro familiar, uma festa com os amigos ou até mesmo um evento corporativo, a grande vantagem da tábua de frios é o fato de agradar aos mais exigentes paladares, justamente por apresentar uma variedade de produtos saborosos e que encantam aos olhos.

O chef de cozinha Guilherme Guzela deu dicas de como escolher os ingredientes adequados para surpreender e aguçar não apenas o paladar, mas todos os sentidos das mães e dos demais convidados para a festa.

Como preparar uma tábua de frios

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: O rendimento vai depender do número de ingredientes utilizados. O chef de cozinha Guilherme Guzela orienta calcular uma média de 500 gramas para cada convidado. Ou seja, o tamanho das porções dos petiscos varia de acordo com o número de opções. Uma tábua para quatro pessoas, por exemplo, deve pesar cerca de 2 quilos.

  1. Escolha ingredientes frescos e de qualidade: todos os itens que vão compor a tábua de frios precisam ser de boa procedência e é fundamental checar o prazo de validade de cada um.
  2. Selecione três tipos de queijos, sendo um de textura macia, um média e o terceiro dura. Entre as opções de queijos macios, Guzela recomenda muçarela de búfala, burrata ou o queijo brie. Caso queira incrementar, uma outra opção seria o gorgonzola, que é mais apimentado. Já os queijos médios (ou semi-macios) são aqueles conhecidos como “queijos suíços”, com interior cremoso e com pouca ou nenhuma casca, caso do gouda, emmental, gruyere. Para completar, um queijo duro, como o parmesão, grana padana ou o pecorino, que é um queijo de ovelha.
  3. Escolha os embutidos: é importante ter um salame copa e, se quiser, é possível acrescentar um tipo de presunto fresco. As opções mais indicadas, segundo o chef, são o jamón serrano, jamón ibérico ou o presunto di Parma (prosciutto di Parma). Entre os presuntos espanhóis, o jamón ibérico é feito a partir do porco pata negra e o jamón serrano é feito do porco branco. Já o presunto di Parma é produzido com suínos de raças nobres criados em fazendas autorizadas na Itália. Se a intenção for incrementar com algum embutido cozido, algumas opções são o presunto cozido, peito de frango ou peito de peru.
  4. Invista nas frutas e nas cores: assim como tudo na gastronomia, uma tábua de frios também precisa conquistar pelo visual, por isso a apresentação é fundamental. Azeitonas, queijos e embutidos podem contrastar com frutas frescas como morango, figo, kiwi ou uva ou as frutas secas, como damascos, tâmaras e figo seco. “As frutas secas são ótimas para combinar com os queijos, enquanto as frutas frescas combinam melhor com os embutidos”, explica Guzela.
  5. Oleaginosas: As oleaginosas, como as nozes e as castanhas, trazem a crocância necessária na hora de consumir a tábua de frios.
  6. Patês: Guilherme Guzela explica a base de um bom patê é escolher os itens de qualidade. No caso, a ricota, o azeite de oliva e o ingrediente que vai dar o sabor diferenciado, que pode ser azeitonas pretas, azeitonas verdes, tomate seco, gorgonzola, salmão defumado ou atum, por exemplo. Segundo ele, basta bater a ricota e o azeite de oliva no liquidificador ou no processador e misturar ao ingrediente escolhido.
  7. Pães: De acordo com o chef de cozinha, o ideal é que a tábua de frios tenha pelo menos dois tipos de pães: um integral ou semi-integral e um pão italiano, que combina com todos os demais ingredientes. Quem quiser, pode acrescentar uma terceira opção, que seria uma broa integral ou um pão australiano.
  8. Azeitonas: As azeitonas não podem faltar em uma tábua de frios. Guzela orienta selecionar azeitonas de tamanhos e variedades diferentes e ainda apostar em opções sem caroço, que dão um toque de requinte ao prato. “Eu gosto muito de colocar as azeitonas recheadas, pois quando você morde, o recheio explode na boca”, pontua. Algumas que ele recomenda são as azeitonas da Vale Fértil recheadas de anchova, alho, limão, queijo azul, presunto ibérico e salmão.
    A supervisora de Qualidade e responsável técnica da Vale Fértil, Lauren Vicki, explica as diferenças entre algumas das azeitonas da marca. As azeitonas verdes com caroço Arauco, por exemplo, apresentam sabor suave, com muita polpa e são bastante suculentas. Já as azeitonas verdes gordal são frutos grandes com a polpa mais firme e ideais para petiscar. “Já para quem busca algo mais prático, existem as opções de azeitonas verdes sem caroço e a linha de recheadas especiais feitas com ingredientes naturais e sem conservantes”, destaca Lauren.
  9. Capriche na montagem: Não basta escolher ingredientes de qualidade. É importante caprichar na hora de montar a tábua de frios. Coloque as azeitonas no centro. Depois, distribua os demais ingredientes começar pelos frios mais escuros e intercale com uma camada de petiscos mais claros, equilibrando cores e texturas na hora da disposição do prato.