Com os pisos aquecidos, não há necessidade de temperaturas altas para manter o conforto dentro de casa. Naturalmente o ar aquece e se mantém aquecido por mais tempo.
Com os pisos aquecidos, não há necessidade de temperaturas altas para manter o conforto dentro de casa. Naturalmente o ar aquece e se mantém aquecido por mais tempo.| Foto: Crédito: Divulgação
  • Por Vesta
  • 17/05/2022 15:50

Quando o frio bate à porta, não são medidos esforços para evitar que ele entre. Mas,você sabe qual a melhor maneira de manter seu lar com a temperatura ideal, ou quais são os sistemas de calefação mais eficientes do mercado?

Neste artigo, explicaremos os diversos tipos de calefação e suas vantagens e desvantagens quando comparados ao piso aquecido.

Tipos de aquecimento: lareira, ar-condicionado, radiadores, piso aquecido elétrico e hidráulico

De maneira resumida, a calefação é um processo de vaporização que pode ser elétrico ou hidráulico. Dentro desses dois sistemas, é possível ter calefação de parede, central, local e de piso.

A calefação de parede, como o nome sugere, é um aquecimento por meio de um termostato que é conectado em uma parede de alvenaria ou DryWall, esse sistema é muito eficiente contra o frio, além de mofo e bolor. Já na calefação central, são utilizados dutos de água quente que ficam distribuídos pela casa. O calor produzido é distribuído para os cômodos através do encanamento.

Quanto à calefação local, podemos entendê-la pelos aquecedores a óleo portáteis, lareiras e até mesmo aparelhos de ar condicionado em cômodos específicos. São bastante utilizados, mas menos indicados para aquecer ambientes.

Atualmente, o piso aquecido é o sistema mais moderno, econômico e eficiente do mercado, e se dá por meio de aquecimento hidrônico ou elétrico embutido no piso. Como a parte do corpo que mais necessita de calor fica na região das pernas e dos pés, costuma ser o mais indicado para aquecer ambientes.

Lareira x Piso aquecido

As lareiras têm cumprido seu papel aquecendo lares há centenas de anos e, de lá para cá, se modernizaram bastante. Hoje é possível encontrá-las em diversas versões: elétrica, a gás, com lenha e ecológicas.

Contudo, apesar dos avanços para torná-las seguras, as lareiras ainda exigem um manuseio correto e atento para evitar um incêndio. Também carecem de manutenção, matéria prima e, com exceção dos modelos elétricos, de uma chaminé.

Por outro lado, o piso aquecido praticamente não exige manutenção e, se você escolher uma empresa de confiança para fazer a instalação do sistema, é totalmente seguro e permite que você programe a temperatura com um termostato eletrônico.

Ar-condicionado x piso aquecido

Usados principalmente no verão, os ar-condicionados atuais também esquentam o ambiente e podem ser bastante úteis em dias mais frios. Entretanto, seu funcionamento deixa a desejar quando o objetivo é climatizar o ambiente inteiro, ou uma casa inteira.

Isso se deve porque o aquecimento ideal de um ambiente começa pelo piso e pelo isolamento da construção. Quando alinhados, a casa mantém a temperatura e se torna mais aconchegante. Além disso, como o ar aquecido é mais leve que o ar frio, ele sobe, aquecendo o espaço por completo. No caso de um ar condicionado, por exemplo, a ventilação precisa ser forçada para baixo.

Outro ponto de divergência é a aparência e o gasto de energia. Os ares-condicionados são grandes e conhecidos por encarecerem as contas de luz, enquanto o piso aquecido é um sistema invisível e famoso por apresentar um ótimo custo benefício.

Radiadores x piso aquecido

Conhecidos por serem sistemas que rivalizam com o piso aquecido, os radiadores são sistemas que também aquecem residências. Por se tratarem de aparelhos com menor infraestrutura, são bastante comuns em residências alugadas. Entretanto, a alta concentração de calor torna esses aparelhos ineficientes para climatizar ambientes grandes.

O efeito lareira causado pelos radiadores concentra todo o calor gerado em um ou poucos pontos. Como não é possível uniformizar a distribuição de calor, como no caso do piso aquecido, que aquece o ambiente de forma homogênea, são sistemas adquiridos somente pelo custo inicial e não de operação.

Piso aquecido hidrônico x piso aquecido elétrico

Os sistemas de piso aquecido hidrônicos são os sistemas mais antigos de aquecimento de piso. Em geral, aplicados com uma caldeira, por todo o piso é instalada uma tubulação onde circula água quente. São sistemas de alto custo de investimento e requerem cuidados extremos na instalação.

Os sistemas de piso aquecido elétrico são sistemas mais modernos e podem ser instalados sobre o contrapiso, reduzindo custos de instalação e de operação, comuns aos antigos sistemas elétricos.

Seguindo a nova vertente, os sistemas de piso aquecido elétrico forma uma excelente dupla com sistemas de geração de energia fotoltaica, com um custo muito parecido com o de um sistema hidrônico completo.

Ou seja, é possível investir em um sistema de piso aquecido autosuficiente, sem ter preocupações com uso e consumo.

Qual escolher, então?

Para cada tipo de local existem tipos de calefação que vão apresentar melhor resultado. Entretanto, na maioria dos casos, tanto o sistema de piso aquecido quanto o de parede aquecida são os mais recomendados, e a empresa Vesta trabalha com ambos.

Além disso, a Vesta também é distribuidora na América Latina do maior fabricante mundial de pisos aquecidos elétricos, a Fenix Heating, e utiliza o cabo mais seguro do mundo (IP67) em suas instalações.

No site da empresa, facebook ou instagram, você encontra outras informações sobre os sistemas oferecidos e pode solicitar um orçamento. Confira!