Como limpar o colchão? Confira dicas práticas
| Foto:
  • Por Vivenso
  • 27/07/2022 18:23

Trocar os lençóis regularmente, lavar as cobertas, ter travesseiros confortáveis e usar um colchão com densidade adequada são ações importantes para dormir bem, mas não é o suficiente. Manter a cama realmente limpa é essencial e, por isso, você precisa saber como limpar o colchão — inclusive para evitar doenças respiratórias.

Siga a leitura e entenda.

Por que você precisa limpar o colchão?

Na maioria das vezes, não pensamos na poeira e outros tipos de sujeira que ficam depositadas no colchão. E é mais do que isso: ácaros e bactérias também se acumulam, ao longo dos anos, no lugar em que você dorme.

Como consequência dessa proliferação de micro-organismos, ficamos expostos a problemas como rinite, asma, alergias e outras doenças respiratórias.

É por isso que você precisa incluir a higienização do colchão na rotina de limpeza da sua casa.

Por que a lavagem a seco é melhor para seu colchão?

Esse método possui a vantagem de ser feito com mais praticidade e rapidez.

Além disso, é ecológico e bem mais econômico, pois usa uma quantidade reduzida de água para diluir o produto de limpeza (bicarbonato, vinagre, sabão neutro ou água oxigenada, por exemplo).

Enquanto isso, a lavagem tradicional utiliza muita água e sabão. Na verdade, é semelhante ao processo da máquina de lavar, que funciona muito bem para roupas e outros objetos pequenos, mas imagine ter que lavar um colchão inteiro assim e, depois, tentar secá-lo?

Outra vantagem da lavagem a seco é que ela se adequa a diferentes tecidos, inclusive os delicados, sem danificá-los.

A seguir, vamos te mostrar algumas formas de utilizar esse método para limpar diferentes tipos de manchas no colchão.

Como limpar colchão encardido?

Com o tempo de uso, o colchão fica amarelado, mas não é por isso que você precisa conviver com esse aspecto encardido. Na sua casa existem algunsprodutos capazes de higienizar e remover manchas e maus odores.

Como limpar colchão com bicarbonato de sódio

Polvilhe a substância na área do colchão onde deseja remover a mancha e deixe agir por 30 minutos. Após esse tempo, esfregue a área com uma escova macia e espere mais meia hora. Finalize com um aspirador de pó.

Bicarbonato com água oxigenada

Essa solução é muito eficiente para limpar manchas que existem há mais tempo, principalmente se a cama for box. Para usá-la, é só misturar 30 ml de água oxigenada e uma colher de sopa de bicarbonato. Aplique no colchão com uma escova de dente e esfregue até formar uma espuma. Use um pano úmido para retirar o excesso.

Água com vinagre

Se, além da mancha, você deseja acabar com o mau cheiro do colchão, uma mistura feita com meio copo de vinagre branco e a mesma medida de álcool para borrifar é perfeita. Em seguida, esfregue a área com uma escova macia e deixe secar naturalmente.

Água sanitária

Você também pode borrifar uma mistura feita com um copo de água sanitária e três de água para borrifar no colchão que estiver com uma mancha muito forte, antiga e difícil de remover. Em seguida, deixe secar em um ambiente ventilado ou no sol.

Descubra como limpar e higienizar seu colchão em poucos minutos.

Como limpar colchão sujo de urina?

Quem tem filho pequeno em casa ou animais de estimação, como cachorro, corre o risco de encontrar o colchão sujo de xixi. Se esse é seu caso, você vai aprender, enfim, como tirar a mancha e o cheiro de urina.

É importante agir com rapidez, seguindo este passo a passo:

  1. Coloque papel absorvente para evitar que o xixi penetre ainda mais na espuma;
  2. Espalhe bicarbonato de sódio e aguarde algumas horas para a substância agir e eliminar o mau cheiro;
  3. Borrife uma mistura feita com água e sabão em pó. Espere entre 3 e 5 minutos;
  4. Coloque novamente papel toalha para retirar o excesso de umidade;
  5. Polvilhe mais uma vez bicarbonato de sódio sobre a mancha de urina;
  6. Espere secar por, pelo menos, 18 horas e depois passe o aspirador de pó para retirar o bicarbonato.

Como limpar mancha de sangue no colchão?

Para algumas pessoas, tirar esse tipo de mancha do colchão pode ser uma tarefa quase impossível, mas a boa notícia é que, com a ajuda de alguns ingredientes caseiros, é possível provar o contrário.

Se a mancha for recente, dá para solucionar apenas com um pano molhado na água gelada. Passe na região suja e provavelmente vai sumir. Caso contrário, se ainda ficar algum resquício, é só passar um pouquinho de detergente neutro.

No entanto, quando a mancha de sangue é antiga, ou seja, já está seca, a dificuldade é maior e, por isso, o procedimento é um pouco mais complexo, mas não impossível. Nesse caso, existem algumas soluções.

Água gelada com sal

Misture sal refinado, ou grosso, com água gelada e aplique na área afetada do colchão. Espere agir por cerca de uma hora e depois passe um pano molhado de água e um pouco de detergente. Finalize com outro pano molhado na água gelada.

Bicarbonato de sódio

Mais uma vez, essa substância funciona muito bem para remover manchas mais difíceis. Siga este passo a passo:

  1. Em uma vasilha com água gelada, coloque o bicarbonato na proporção de um para dois;
  2. Molhe um pano limpo na solução, retire o excesso e aperte sobre a área da mancha, deixando agir por 30 minutos;
  3. Umedeça outro pano na água gelada, dessa vez sem o bicarbonato, e deixe o colchão secar naturalmente.

Como limpar o mofo do colchão?

Se o seu quarto está com muita umidade, tenha cuidado, pois esta condição no ambiente favorece a proliferação de ácaros e aumenta as chances de aparecer mofo e bolor. Em situações como essa, crises de alergia, asma e outros problemas de saúde são comuns.

Uma das formas de limpar o colchão é borrifar uma solução com óleo essencial  de melaleuca (duas colheres), que é um desinfetante natural contra o mofo, e água (500 ml). Além disso, o bicarbonato de sódio também ajuda.

Mas, antes de espalhar o bicarbonato, coloque o colchão no sol, para que a umidade do estofado evapore. Em seguida, passe o aspirador de pó e depois espalhe a substância, deixando agir por trinta minutos.

Para finalizar, esfregue a área com uma escova, coloque no sol outra vez, por meia hora, e passe o aspirador novamente para limpar o bicarbonato.

Outra forma de limpar o mofo do colchão é através de uma solução feita com meio copo de vinagre branco e água.

Nesse caso, passe um pano com detergente e depois borrife o líquido, deixando agir e aplicando, pelo menos, duas vezes.

Dicas para evitar acúmulo de sujeira no colchão

A limpeza do colchão é importante tanto para preservar a qualidade do tecido e da espuma, como também para garantir noites mais saudáveis, sem microorganismos na cama com você e as pessoas da sua família.

Agora, que você já conhece as formas de limpar a seco e higienizar o colchão, também precisa saber algumas dicas essenciais para prevenir sujeiras e manchas indesejáveis.

  1. Evite se alimentar em cima do colchão;
  2. Não pule sobre o colchão;
  3. Troque a roupa de cama toda semana ou, pelo menos, com duas semanas de uso;
  4. Se possível, use uma capa protetora no colchão;
  5. Vire o colchão a cada 6 meses;
  6. Se algo cair no colchão, limpe imediatamente;
  7. Utilize aspirador de pó para limpar o colchão, de preferência um que não deixe a sujeira retornar ao ambiente (como acontece com os modelos convencionais). Um bom exemplo é o Smartcleaner VIVENSO, da Pro-Aqua, que utiliza água como filtro.

Com o VIVENSO você consegue fazer uma limpeza profunda nos colchões da sua casa, sem precisar contratar uma empresa profissional e sem perder tempo, pois bastam alguns minutos.

Esse moderno aspirador de pó não retém as sujeiras aspiradas em um saco de filtro, saco de poeira ou filtro hepa, como os aspiradores convencionais. Isso, porque ele possui um separador de partículas, que envia a sujeira direto para um reservatório, onde as partículas de pó e água se misturam e a contaminação não volta ao ambiente. Na verdade, o que retorna é um ar puro, fresco e renovado.

Outras vantagens do VIVENSO para seu dia a dia:

  • Realiza limpeza a seco;
  • Limpa carpetes, estofados e assentos do carro;
  • Limpa colchões e cabeceiras da cama;
  • Limpa pisos e janelas;
  • Limpa pelos de animais;
  • Permite colocar aromas dentro do aspirador para promover a aromaterapia nos ambientes;
  • Você pode acoplar uma escova elétrica ao VIVENSO, que vibra sobre o  estofado e retira sujeiras de até 24 cm de profundidade. Seu colchão fica limpo em apenas 2 minutos.

Quer agendar uma demonstração gratuita na sua casa para conhecer o VIVENSO? Clique aqui