Manter o carpete limpo é essencial para garantir ambientes mais saudáveis, livres de bactérias, fungos e ácaros
| Foto:
  • Por Vivenso
  • 27/07/2022 18:15

Se você deseja ter um piso bonito e confortável, os carpetes aparecem como uma boa solução, mas a grande dúvida é saber como mantê-los limpos. Se esse é seu caso, fique tranquila, porque vamos te mostrar como fazer a limpeza do carpete.

Embora sejam grandes aliados da decoração e funcionalidade de qualquer imóvel, os carpetes podem acumular poeira, pelos, cabelos, farelos e migalhas de comida, o que contribui para proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde respiratória, como ácaros, bactérias e fungos.

Tipos de carpete

Antes de saber como limpar um carpete, é importante conhecer os tipos disponíveis, além dos materiais com os quais eles podem ser confeccionados. Isso influencia na escolha dos produtos e na forma de  limpar.

Carpete em placa

Tem boa durabilidade, fácil instalação e manutenção. Além disso, no caso de troca, não danifica o piso por baixo. Por ser tão prático, é comum em áreas comerciais.

Carpete de nylon

Além de resistente ao mofo e ao desgaste, não acumula sujeira. Por isso, é ideal para salas, quartos ou outros ambientes com grande circulação de pessoas.

Carpete de manta

Ideal para quem deseja decorar um ambiente mais refinado, com conforto e a sensação de aconchego. Tem boa durabilidade e evita o aparecimento de umidade.

Carpete de poliéster

Ideal para quem possui móveis pesados. Além disso, também é resistente a manchas e tem propriedade anti-alérgica (inibe a formação de mofo).

Carpete de polipropileno

Bastante resistente e com manutenção prática, é ideal para áreas como quarto de crianças e corredores, onde a probabilidade de ocorrer manchas é maior.

Por que você precisa limpar o carpete?

Não dá para ver, mas seu carpete pode estar cheio de ácaros, fungos e bactérias. Isso já representa um forte motivo para mantê-lo sempre limpo e higienizado.

Isso acontece porque, cada vez que você sai e volta para casa, a sola dos seus sapatos traz toda sujeira da rua para as fibras que compõem o seu carpete. Se você não limpar, ela vai ficar por lá.

Frequência de limpeza do carpete

A regularidade da limpeza depende de alguns fatores, como o tipo de material com o qual o carpete é feito, o local onde ele está instalado e a frequência de pessoas que circulam por ele.

Áreas com trânsito maior de pessoas, por exemplo, como um corredor ou salas, precisam de uma frequência maior de higienização. Assim como também, os ambientes onde os pets circulam.

Descubra como eliminar 99% dos ácaros, fungos e bactérias do seu carpete.

O que não posso usar para limpar o carpete?

Se você deseja preservar a durabilidade do material do carpete, garantir a limpeza e higienização, saiba que alguns materiais precisam ser evitados.

Cuidado com o excesso de umidade, pois tapetes ou carpetes molhados favorecem a proliferação de fungos e manchas de bolor. Por isso, evite contato com água ou panos encharcados.

Evite também o uso de vassouras e espanadores, pois só servem para espalhar a poeira. Nesse caso, opte por um aspirador, de preferência se for um que consiga remover todos os tipos de sujeiras.

Existem modelos que utilizam água como filtro e tecnologia do separador de partículas, e deixam sua casa limpa de verdade.

Passo a passo para limpar manchas difíceis

A primeira coisa que você precisa entender é que, independente do tipo de sujeira, quanto antes a remoção for executada, mais fácil será realizar a limpeza do carpete.

Mancha de lama

Espere a lama secar e depois passe o aspirador. Em seguida, aplique uma mistura feita com algumas gotas de detergente e água morna. Finalize com uma esponja ou pano macio e utilize uma toalha para secar.

Mancha de vinho, sangue, suco vermelho, molho de tomate ou café

A primeira coisa que você deve fazer é pressionar um papel toalha ou pano absorvente na área para retirar o excesso do líquido. Em seguida, faça uma solução com água oxigenada (volume 10) e detergente (proporção de dois para um, respectivamente) e aplique na região, sem molhar demais.

Esfregue delicadamente para não espalhar ainda mais a mancha. Seque com um pano macio e tente expor a área à ventilação natural. Caso não seja possível, utilize um secador de cabelo para acelerar a secagem.

Mancha de gordura

Pressione um papel toalha sobre a mancha para tirar o excesso. Em seguida, com a ajuda de uma esponja macia, aplique uma mistura com água e uma gota de detergente, tomando cuidado para não umedecer muito a região.

Finalize com um pano seco e macio para absorver o máximo de umidade e, se possível, abra as janelas para ventilar o ambiente.

Carpete do carro

Para limpar chiclete, por exemplo, coloque uma pedra de gelo em cima, para congelar, e só depois remova. Se estiver sujo de sorvete, limpe com uma mistura de um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro. Se for óleo, graxa ou gordura, passe um pano com benzina e depois outro com água.

Mancha de xixi do pet

Remova a mancha com uma mistura feita à base de vinagre branco e água morna (uma xícara de cada). Aplique com um borrifador e deixe descansar por cerca de 5 minutos. Finalize com um pano seco.

Carpete limpo e cheiroso em pouco tempo

Quem não gosta de uma casa organizada, limpa e higienizada? Mas, nem todo mundo consegue cuidar pessoalmente e com calma da limpeza dos ambientes. Se esse é o seu caso, você precisa conhecer o Smartcleaner VIVENSO, aspirador da Pro-Aqua.

Esse equipamento inovador usa água como filtro e, com isso, proporciona uma limpeza de excelência e purificação do ar.

E sabe o que é melhor? Você higieniza sua casa de forma eficiente em apenas alguns minutos.

Carpete livre de pó, ácaros, fungos e bactérias

O VIVENSO é um aspirador de pó moderno, pois evita que a sujeira retorne para o ambiente, como acontece com outros aspiradores. Isso acontece porque o equipamento não usa saco de filtro, saco de poeira ou filtro hepa para reter a sujeira aspirada, como os aspiradores convencionais.

Esse aparelho possui um separador de partículas, que manda a sujeira direto para um reservatório, onde a água funciona como filtro e evita que essa contaminação volte ao ambiente. O resultado é um ar mais puro, fresco e renovado.

Outras vantagens do VIVENSO para seu dia a dia:

  • Limpa carpetes e estofados não apenas na superfície, mas até os poros;
  • Realiza limpeza a seco;
  • Limpa carpetes, estofados e assentos do carro;
  • Limpa colchões e cabeceiras da cama para uma noite de sono mais saudável e tranquila;
  • Limpa pisos e janelas;
  • Limpa pelos de animais;
  • Permite colocar aromas dentro do aspirador para promover a aromaterapia nos ambientes.

Clique aqui, agende uma demonstração gratuita na sua casa e conheça VIVENSO.