Saiba como a handprint pode ajudar no ensino infantil
Saiba como a handprint pode ajudar no ensino infantil| Foto:
  • Por Wizard em Curitiba
  • 25/12/2019 00:01

Handprint é uma palavra inglesa que une hand, que significa “mão” em inglês, com print, que significa “impressão” ou “marca” no mesmo idioma. Juntas elas querem dizer “impressão da mão”, nome dado a uma técnica artística, muito comum em escolas infantis.

O handprint, conecta os pequenos com a arte e os fazem conhecer possibilidades de aprender coisas novas, de uma maneira diferente. No entanto, para a brincadeira de handprint, é fundamental utilizar tinta para crianças, ou seja, apropriada para contato com a pele, disponível em papelarias especializadas.

Ideal para crianças de até 5 anos, essa técnica infantil de pintura com as mãos pode ensinar diversas lições. A Wizard by Pearson em Curitiba listou algumas delas. Confira!

Contar com as mãos

Os cinco dedinhos da mão das crianças podem servir não só para ilustrar uma ideia, mas também para fazer contagem de coisas em uma handprint, de um determinado tema.  Como por exemplo, as 5 comidas de que mais gosto, 5 motivos que me fazem amar a vovó, uma para cada dedo pintado.

Alfabeto

Ilustrar as letras do alfabeto por meio de handprint também é uma boa sugestão de tema para ensinar coisas novas aos pequenos. As letras podem ser desenhadas com a marca completa da mão funcionando como linha. Outra opção é fazer uso dos dedos livremente, pintar com os dedos todas as letras.

Animais

As marcas da mão podem gerar desenhos surpreendentes. Por meio deles, impressos no papel em diferentes sentidos, as crianças podem dar origem a ilustrações de vários animais, familiarizando-se com eles e complementando os detalhes de cada um, conforme a vontade própria de criar.

Exemplo: usando a palma da mão direita virada para este mesmo lado, dedos unidos e com o polegar apontado para cima, pode-se criar o desenho de um pato. O polegar é a cabeça e os dedos restantes, o corpo.

Cores

Essa lição é uma das mais básicas e fáceis de aprender. Sujar as mãos é um dos momentos mais divertidos para as crianças ao brincar com tinta no handprint, além de recreativa, é uma atividade que ajuda na memorização das cores, principalmente nas idades menores. Para ensinar, basta apontar, dizer o nome da cor e enfatizá-lo em omentos diferentes da brincadeira. Assim, a criança entende mais facilmente com qual cor ela está trabalhando nas mãos. Que tal praticar inglês neste momento citando os nomes das cores em inglês?

Ensine uma língua

Você sabia que a Wizard by Pearson em Curitiba tem aulas de inglês para crianças que trazem diversão ao aprender o idioma? São aulas especiais de culinária, pic nic e muito mais que fazem com que as crianças aprendam de forma mais fácil com atividades que usam a imaginação como principal instrumento. Procure a escola Wizard mais próxima de você e conheça a turma Wizkids!