• Carregando...
Ben Affleck em uma das cenas de “Air”
Ben Affleck em uma das cenas de “Air”| Foto: Divulgação Amazon

Imagine poder assistir com seus filhos ou netos um sucesso de bilheteria que conta a história de um grande êxito no mundo dos negócios dos Estados Unidos, celebra os valores empresariais, não é woke, e inclui somente um pouquinho de profanidades.

Air – A História por Trás do Logo, que narra como a azarada empresa de vestuário esportivo Nike conseguiu o revolucionário contrato com Michael Jordan para criar o tênis Air Jordan, é exatamente isso. Esse calçado mudou a moda e realinhou completamente como atletas se beneficiam dos produtos associados a eles. Até hoje, é uma das criações mais bem-sucedidas do tipo. Após uma temporada nas salas de cinema, o filme agora está disponível na plataforma Prime Video e já é o mais assistido do catálogo.

Recentemente, Hollywood observou como o Top Gun: Maverick, de Tom Cruise, quebrou recordes de bilheteria e faturou mais de um bilhão de dólares mundialmente. Mesmo que continue a produzir filmes woke, Hollywood talvez tenha percebido que precisa bancar suas perdas com produção de entretenimento que faça as pessoas realmente aceitarem desembolsar dinheiro.

O site Box Office Mojo mostrou neste ano que His Only Son, um filme baseado na Bíblia e produzido pela Angel Studios com um orçamento de 250 mil dólares, levantou mais de 11 milhões de dólares apenas numa semana do mês de abril. O longa é inspirado em Gênesis 22, que relata a ordem que Deus deu a Abraão para sacrificar seu filho Isaque. Meros 18 versos de Gênesis se tornaram a base para uma produção arrebatadora, abrindo caminho para futuros esforços similares.

Quando Reagan, uma biografia do falecido presidente estrelada por Dennis Quaid, chegar aos cinemas, veremos outro filme com números de bilheteria igualmente surpreendentes. É difícil estimar o quanto os produtores de Hollywood torciam pelo sucesso de Top Gun: Maverick após a pandemia de Covid-19. Ele trouxe a audiência de volta aos cinemas de uma forma que não acontecia há anos.

Em fevereiro, durante um almoço comemorativo dos nomeados ao Oscar, o diretor Steven Spielberg foi até Tom Cruise e afirmou: “Você salvou a pele de Hollywood e talvez também tenha salvado a distribuição de filmes no cinema.” Depois que Cruise ficou encabulado, Spielberg ainda acrescentou: “Sério, Top Gun: Maverick talvez tenha resgatado toda a indústria do cinema.” Cruise, logo na sequência, estava rodeado por outras celebridades o bajulando (e todos de Hollywood que não estavam lá assistiram ao vídeo da conversa com Spielberg).

Sacrifício e aclamação

Air – A História por Trás do Logo segue a história de recrutadores da Nike que decidem buscar Michael Jordan, recém-saído de um campeonato de basquete universitário e a caminho da NBA, para se tornar a cara de uma nova linha de tênis. Em uma rinha com rivais como Adidas e Converse, eles fazem de tudo para que isso aconteça.

O filme tem Matt Damon como o recrutador da Nike e Ben Affleck como Phil Knight, o CEO da Nike. Ambos os atores foram criados no ambiente liberal de Massachusetts e só apoiaram candidatos com essa visão ao longo de sua carreira. Porém, neste filme, eles produziram uma celebração da criatividade americana e do poder do pensamento visionário e da força pessoal.

A cada momento importante na história, o filme apresenta um dos princípios básicos da Nike, que, segundo Phil Knight, deveriam ser a espinha dorsal da companhia. Eles incluem ideias como: “seu trabalho não está finalizado até estar finalizado” e “resultados perfeitos contam, não um processo perfeito. Quebre as regras: lute contra a lei.”

Embora o filme reconheça os sacrifícios que as pessoas motivadas pagam na busca de seus sonhos, no texto antes dos créditos finais ele relata como todos que trabalharam no tênis Air Jordan tiveram grande aclamação e sucesso.

Veja este filme já!

© 2023 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]