• Carregando...
O cantor Roberto Leal em desfile da X-9 Paulistana, em 2010
O cantor Roberto Leal em desfile da X-9 Paulistana, em 2010, ano em que a escola de samba homenageou Portugal.| Foto: Paula Ferrari/Wikimedia Commons

O cantor português Roberto Leal – nome artístico de António Joaquim Fernandes –, radicado no Brasil desde 1962, faleceu aos 67 anos, de acordo com informações do jornal O Globo. O músico estava com câncer havia dois anos, e em janeiro deste ano afirmou a um programa de televisão da TV Record que já tinha perdido parte da visão devido a duas cataratas. O artista estava internado desde o dia 11 no Hospital Samaritano, em São Paulo.

A assessoria de Leal confirmou que há dois anos ele descobriu que estava com câncer de pele e estava realizando tratamento. O cantor morreu em decorrência da doença às 3h37. "Um melanoma maligno evoluiu, atingindo o fígado, causando síndrome de insuficiência hepato-renal", destacou em nota a assessoria.

O velório será aberto ao público e ocorrerá nesta segunda-feira, dia 16, das 7 às 14 horas, na Casa de Portugal, localizada no bairro paulistano da Liberdade. O enterro será realizado no mesmo dia, às 15 horas, no Cemitério de Congonhas, zona sul da cidade.

Nascido em novembro de 1951, Leal veio para o Brasil com a família aos 11 anos e começou a carreira artística em São Paulo, cantando fados. O sucesso veio em 1971, com o lançamento da música Arrebita (do refrão: "Ai, cachopa se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita"). A canção ganharia, 24 anos depois, uma famosa paródia composta pela banda Mamonas Assassinas, que imitava os trejeitos do cantor português em Vira-Vira.

Além de popularizar a música portuguesa no Brasil, ao longo da carreira Roberto Leal também adicionou a seu repertório ritmos brasileiros. Recebeu 30 discos de ouro e cinco discos de platina, tendo vendido mais de 17 milhões de discos, de acordo com seu site oficial. Leal também participou de reality shows e foi apresentador de rádio e televisão em emissoras e canais brasileiros e portugueses. Torcedor ilustre da Portuguesa, Leal foi um dos autores do novo hino do clube e, em 2015, ajudou o time, que vive uma prolongada crise financeira, a conseguir um novo patrocinador. Em 2018, o cantor se candidatou a deputado estadual em São Paulo pelo PTB e obteve 8.273 votos, mas não se elegeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]