• Carregando...
O diretor e ator italiano Nanni Moretti (ao centro), que completou 70 anos
O diretor e ator italiano Nanni Moretti (ao centro), que completou 70 anos e estreia filme nos cinemas brasileiros| Foto: Reprodução YouTube

Trinta anos depois de ganhar a Palma de Ouro de melhor diretor no Festival de Cannes por Caro Diário, o italiano Nanni Moretti lança um título que é, de certa forma, sua continuação: O Melhor Está por Vir, em cartaz nos cinemas brasileiros a partir desta quinta-feira (4). Com a desculpa narrativa de filmar um filme, Moretti despeja na tela suas reflexões sobre cinema, relacionamento afetivo, política e, sobretudo, a constante tensão entre o velho e o novo. O passado e o futuro. Muito italiano.

Paradoxalmente, o que há de mais valioso no novo trabalho do cineasta que completou 70 anos é a sua absoluta imperfeição, suas lacunas narrativas, suas caprichosas mudanças de registo, de pontos de vista e até de gêneros, seus – em suma – devaneios. Moretti mistura o metacinemático com a crítica política, o drama íntimo, a psicanálise, a comédia mais maluca... E até o musical, com direito a uma homenagem ao cantor e compositor Franco Battiato (1945-2021).

Nessa espécie de caos narrativo você pode curtir – porque o verbo desse filme é curtir – um filme engenhoso, inteligente, ácido e 100% autoral. E é, acima de tudo, nostálgico e reflexivo. Uma dissecação nítida da passagem do tempo e no que ela influencia ideias e visões de mundo.

Entre exageros e piadas, Moretti fala, no fundo, da necessidade de relativizar as mudanças sociais e culturais, de retirar intensidade e dramaticidade daquilo que sempre foi feito de uma forma e agora é feito de outra, do perigo de ser inflexível em questões banais. Ao mesmo tempo, sem cair no preconceito de idade ou num devaneio acrítico pela novidade, simplesmente pelo fato de ser novidade.

Há coisas novas – no cinema, na cultura, na educação e nos costumes sociais – que nos fazem dar passos para trás, e existem outras que representam um impulso. É por isso que Moretti, com abundantes doses de ironia, ataca tanto o deslumbramento infantil do novo como a obstinação do velho.

Talvez nem seja preciso dizer que O Melhor Está por Vir não poderia existir sem Moretti como protagonista. Mas, para compor essa tela brilhante, o cineasta também precisou do carisma e da competência de uma atriz como Margherita Buy, perfeita em sua personagem.

© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]