Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Filmes de 1995

“Coração Valente”: um grito atemporal por liberdade

William Wallace (Mel Gibson) lidera revolta escocesa contra Inglaterra por liberdade e vingança
A Escócia unida por Wallace enfrenta a Inglaterra em batalhas por independência (Foto: Divulgação/ 20th Century Fox)

Ouça este conteúdo

O épico Coração Valente retrata a luta do escocês William Wallace (Mel Gibson) contra a opressão da coroa inglesa e a violação dos direitos de seu povo. Wallace, que perdeu a esposa pela tirania, não se levantou por vingança, mas por algo maior: o direito de viver com dignidade, praticando sua fé e exercendo domínio sobre sua própria terra. 

O contexto escocês do século XIII pode parecer distante, mas guarda paralelos desconfortáveis com o Brasil de hoje. Em um país onde o direito de propriedade é constantemente desrespeitado e a liberdade de expressão cerceada, a história de Wallace parece menos um filme de época e mais um deboche dos homens de geleia dos tempos atuais.

Lançado em 1995, dirigido e estrelado por Gibson, o longa tornou-se referência em produções históricas por representar tão bem a coragem, por não se conformar com uma vida medíocre e, acima de tudo, a verdadeira luta pela liberdade. 

Inspirado no poema épico de Blind Harry, o roteiro de Randall Wallace baseia-se no maior herói escocês de todos os tempos. Mesmo com algumas imprecisões históricas, William Wallace realmente existiu. Um homem que entrou para a história por lutar bravamente pela liberdade do seu povo, então dominado pelo rei da Inglaterra, Eduardo I (Patrick McGoohan). 

Legado cinematográfico  

Não sem motivo, o filme levou cinco Oscars (de um total de dez indicações), incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. Na produção, Mel Gibson está no seu auge. Como ator, é convincente; e como diretor, meticuloso — especialmente nas batalhas, que são brutais, sangrentas, mas visualmente poéticas. A fotografia escura e suja das lutas transmite não só a violência dos combates, mas o despojamento humano em troca de um propósito maior. 

Em "Coração Valente", líder escocês desafia opressão inglesa em busca de justiça e liberdade para seu povoWilliam Wallace (Mel Gibson), herói escocês, luta por independência e liberdade em "Coração Valente" (Foto: Divulgação/ 20th Century Fox)

 A trilha sonora de James Horner — o mestre por trás de Titanic e Uma Mente Brilhante — é um espetáculo à parte. Impossível ouvir a gaita escocesa e não se emocionar. Assim como na cena mais inesquecível do clássico, quando Wallace grita “LIBERDADE!” logo depois da tortura e antes de entregar sua vida pela pátria. 

  • Coração Valente 
  • 1995
  • 178 minutos
  • Indicado para maiores 16 anos 
  • Disponível no Disney + 

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros