
Ouça este conteúdo
Já exibido em salas de cinema na Europa e nos Estados Unidos, o documentário The Fake Judge finalmente ganhou data para ser disponibilizado no YouTube. No primeiro dia de novembro, o jornalista português Sérgio Tavares liberará em seu canal na plataforma o filme que roteirizou e dirigiu. Antes, no dia 29 deste mês (próxima segunda-feira), ele fará uma exibição ao vivo com a íntegra do material em sua página de Instagram.
As informações são do próprio autor de The Fake Judge, que falou com a Gazeta do Povo diretamente da ilha de Ibiza, famoso destino espanhol onde muitos europeus passam férias. Ao longo dos últimos dias, Tavares soltou no YouTube 25 trechos do documentário para seus inscritos, matando assim a curiosidade de muitos brasileiros interessados em sua investigação sobre o magistrado Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
“As pessoas invariavelmente choram assistindo ao filme. Eu mesmo choro nas sessões, mesmo tendo o produzido. Portanto, a expectativa é muito grande para a chegada dele no YouTube. Em 1º de novembro, todo o Brasil vai poder assistir a The Fake Judge”, promete Tavares.
Sessão para o Parlamento Europeu
O filme chega ao público do país após concorridas exibições na Europa e nos Estados Unidos para plateias formadas por expatriados e também por políticos locais buscando entender melhor a atuação do STF brasileiro e o destino do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Só em Lisboa foram cinco sessões esgotadas. Além da capital, The Fake Judge foi exibido no Porto, Braga, Algarve e Portimão. Também rolaram sessões em Barcelona e Paris.
“Agora, no dia 30, o filme será exibido no Parlamento Europeu (cuja sede fica em Estrasburgo, na França) para todos os deputados. Com isso, espero que as sanções da Lei Magnitsky sejam estendidas aqui para a Europa. Também teremos sessões em Frankfurt, Madri e Londres”, informa o jornalista.

Ao aportar com o filme nos Estados Unidos no mês passado, Tavares foi procurado por Mike Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado com bom trânsito na Casa Branca, interessado em conferir a obra. “Depois da exibição gratuita no YouTube, que terá alcance mundial, tenho certeza de que Mike Benz e toda essa turma irá divulgar o documentário. Portanto, será algo muito grande e chegará, com certeza, em Marco Rubio e Donald Trump”, acredita Tavares.
O filme, cujo nome completo é The Fake Judge: The Story of a Nation in the Hands of a Psycopath (“o falso juiz: a história de uma nação nas mãos de um psicopata”), só não está cotado para concorrer nas grandes premiações de cinema. Nessas, espera-se que Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, consiga alguma vaga. Segundo a revista americana Variety, o documentário que está na Netflix e relaciona evangélicos com a ascensão do campo da direita na política brasileira é forte candidato na disputa do próximo Oscar.
VEJA TAMBÉM:





