• Carregando...
Cartman segura uma garrafinha do isotônico que virou febre em South Park
Cartman segura uma garrafinha do isotônico que virou febre em South Park| Foto: Reprodução YouTube

Na escola de South Park, toda a garotada está viciada numa bebida esportiva chamada Cred, que lança novos e limitados sabores a todo instante, o que gera competição entre os consumidores mirins. A direção está mais preocupada com outro problema e convoca os pais para debatê-lo: uma professora foi pega fazendo vídeos eróticos na plataforma OnlyFans para complementar a renda mensal. Em vez de endereçar o problema, pais como Randy Marsh aproveitam o tópico para aderir ao aplicativo também. Cinicamente, Marsh diz que o OnlyFans não é recomendado para menores, logo não haveria problema de alguma criança acessar o conteúdo. Mas o Cred também é destinado a maiores e a molecada está ingerindo o produto loucamente.

Aí está o dilema do mais recente especial de South Park, Não Recomendado para Menores, disponível no Paramount+. Pais relapsos não fiscalizam mais o que seus filhos consomem e aderem a modismos sem questionar o real impacto disso na sociedade. Em toda criação de Trey Parker e Matt Stone é assim: a dupla faz rir colocando Stan, Kyle, Cartman, Kenny e seus coadjuvantes em situações cômicas que parecem absurdas, mas que são criticas mordazes à humanidade e seus desvios. Por isso que South Park já acumula 26 temporadas no ar e está garantido até 2027, num contrato milionário que prevê episódios, filmes e especiais de uma hora como esse que chegou ao streaming na última semana de dezembro.

Neste mês de março, os fãs de South Park vão receber o game Snow Day, o que deve adiar a estreia da temporada 27. Parker e Stone, que além de serem os criadores da série dublam as vozes da maioria dos personagens desde 1997, vão focar na divulgação do jogo eletrônico por um tempo para só depois anunciar a data da chegada dos novos episódios. A certeza é que os temas abordados serão quentes, como é praxe no desenho. No ano passado, tivemos capítulos dedicados a zoar o Chat GPT e as caríssimas privadas aquecidas japonesas, cujo principal garoto propaganda no Brasil é Felipe Neto.

Bebida de babaca

Em Não Recomendado para Menores, a bebida chamada Cred faz clara alusão ao Prime, isotônico que entrou no mercado americano arrasando e fazendo a Gatorade se coçar. O produto original é divulgado por dois influencers amados pela juventude, um deles o controverso lutador Logan Paul. O Cred de South Park também é propagandeado por um youtuber, no caso Logan LeDouche (douche é uma abreviação de douchebag, gíria que significa “babaca”). O isotônico não é recomendado para menores, mas vira febre entre os garotos da escola, que chegam a viajar para outra cidade no afã de comprar um sabor exclusivo e se exibir na hora do recreio. O único menino que não pode levar Cred para a escola é Clyde, pois sua madrasta se preocupa com a qualidade da bebida, lotada de adoçantes artificiais (igualzinho ao Prime).

Enquanto o drama infantil se desenrola, Randy Marsh, o pai de Stan, começa a gravar seus pornôs soft no OnlyFans para levantar um troco. A esposa, inconformada com a nova atividade do marido, cria um perfil na plataforma também e rapidamente consegue mais financiadores para suas lives do que ele. A disputa leva o pai de Stan a procurar formas de bombar no OnlyFans, o que inclui se banhar com Cred (já que esse é o produto que engaja multidões) e participar de um leilão para descolar um patrocinador de peso (o governo chinês está presente para tentar arrematar uns influencers emergentes e espalhar seus inocentes ideais).

A evolução da história traz lições para o deslumbrado Randy Marsh e para os meninos que se estapeiam para arranjar o Cred do momento. Esse nome do isotônico não foi escolhido por acaso. Ele remete a street cred, que seria “boa reputação”, aquela “moral” que se faz em busca de aprovação. O único adulto que detecta a loucura disso tudo é a madrasta de Clyde, e por isso mesmo ela é odiada pelo garoto. Mas, no desfecho, sua preocupação é recompensada, ainda que seja bem ao estilo South Park. Não Recomendado para Menores não é tão provocante ou engraçado quanto o especial anterior, Entrando no Panderverso, que mirava a lacração da Disney, porém serve para manter o fã-clube da animação excitado até a chegada do 27º pacote de episódios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]