• Carregando...
Pôster de “Plano em Família”, novo filme do Apple TV+
Pôster de “Plano em Família”, novo filme do Apple TV+| Foto: Apple TV+/Divulgação

Nos anos 80, filmes como Pare! Senão Mamãe Atira Corra que a Polícia Vem Aí conseguiam misturar muito bem o universo da comédia com o da ação. Esse tipo de produção parece cada vez mais escasso, mas teve seu espírito recuperado em Plano em Família, longa-metragem que acaba de estrear no Apple TV+.

Estrelado pelo ator Mark Wahlberg, a produção no melhor estilo Sessão da Tarde acompanha Dan Morgan, marido e pai de três filhos que trabalha em uma concessionária e leva uma vida extremamente regrada – algo comprovado pela presença de uma lousa com afazeres e eventos diários marcados para toda a família, entre eles “a noite dos tacos”. Só que as aparências enganam. O homem, que aparenta ser um bonachão, acaba virando de chave repentinamente quando é atacado por um matador em um supermercado. O espectador então conhece o lado mais violento do protagonista. Mas o que teria motivado tal ataque no mercado?

A real é que Morgan é um ex-assassino do governo americano que fez uma boa cota de inimigos enquanto estava na ativa. Agora que descobriram seu paradeiro, os rivais deixados pelo caminho desejam se vingar pelas mortes. O “paizão” não quer revelar seu passado sanguinolento para os filhos e a mulher, então decide jogar todos em uma minivan e partir para uma “viagem surpresa” até Las Vegas, o que agrada sua esposa, cansada da rotina.

A comédia do filme está justamente no esforço de Morgan para esconder a grave situação ao mesmo tempo em que protege a família de diversas investidas. Em uma cena de perseguição, por exemplo, ele acelera o veículo até a concessionária em que trabalha para esconder os Morgan de seus inimigos. Enquanto isso, esposa e filha mais velha ficam possessas porque não conseguiram desembarcar do carro antes dele ser içado no elevador automotivo sob o pretexto de ter o óleo checado.

Filho gamer, filha lacradora 

Outros momentos de risada vêm das diferenças geracionais. Enquanto o filho mais velho é um gamer famoso que só quer saber de ficar conectado ao computador, a filha do meio é uma alienada que acha que tudo é um convite para “lacrar” – em determinado momento, quando pedem que cuide do irmão bebê, ela reclama: “você pediu isso só porque sou mulher”.

Aos poucos, com a viagem forçada e a ausência de celulares, Morgan e sua família acabam se aproximando e deixando as manias chatas de lado. O legal disso é mostrar a importância de se criar ou fortalecer laços com as pessoas amadas, principalmente em situações extremas.

Vale mencionar que, apesar de divertido e bom para passar o tempo, o filme é bastante longo. São duas horas de duração que poderiam ter uns bons minutos enxugados, mantendo as melhores piadas e cenas de ação. Mas isso não mina a qualidade de Plano em Família. Trata-se de uma boa opção para juntar esposa, filhos e netos no sofá no fim de semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]