• Carregando...
Em novo filme, Gato de Botas avalia sua forma de viver e enfrenta a mortalidade
Em novo filme, Gato de Botas avalia sua forma de viver e enfrenta a mortalidade| Foto: Divulgação/Universal Pictures

Concorrente na categoria de “Melhor Animação” no Oscar deste ano, Gato de Botas 2: O Último Pedido chegou às plataformas de streaming Prime Video e Apple TV no final de fevereiro, agora podendo ser assistido por quem não conseguiu acompanhar a estreia nos cinemas brasileiros, em janeiro.

Embora seja uma continuação da saga do personagem titular, que já teve um outro filme solo e aparições em três longas da série Shrek, O Último Pedido pode e deve ser assistido por qualquer um que deseja ver uma boa animação em família — não há a necessidade de saber o que aconteceu em outros filmes. O enredo acompanha uma aventura do Gato de Botas após o bichano descobrir que já gastou oito de suas nove vidas. Este fato faz com que ele inicie uma série de questionamentos sobre a mortalidade e também sua maneira de viver.

“Quando reflito sobre a mensagem do filme, que é apreciar a vida que você recebeu e as pessoas com quem você escolheu conviver – aquelas que você chama de família –, não posso deixar de ver semelhanças com minha própria vida”, ponderou Antonio Banderas, responsável por dublar o felino desde 2004, em carta publicada pelo The Hollywood Reporter no ano passado.

Em 2017, três anos após o início do processo de escrita e produção do filme, o ator espanhol sofreu uma parada cardíaca que o levou a “colocar óculos e enxergar o que é importante na vida”. Ao longo do filme, fica nítido que o susto ajudou Banderas a encontrar o tom certo para o personagem no filme, equilibrando heroísmo, humor e o momento mais reflexivo de sua carreira.

Durante uma hora e quarenta minutos, o Gato de Botas mantém o espectador entretido, com o apoio de diferentes núcleos na história. Uma das melhores subtramas de O Último Pedido aborda a vontade da personagem Goldilocks (inspirada no conto infantil Cachinhos Dourados) de encontrar uma família. O filme também é carregado de referências aos grandes clássicos da literatura infantil, casos de PinóquioAs Viagens de Gulliver.

Outro ponto forte é que a animação foi inspirada em desenhos de livros infantis — uma das referências utilizadas pela equipe foi o sucesso Homem-Aranha no Aranhaverso, que misturou partes computadorizadas com cenas típicas de histórias em quadrinhos. Boa pedida para juntar a criançada no sofá no final de semana e ensinar aos pequenos que a união familiar e a valorização da vida são importantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]