• Carregando...
Saoirse Ronan e Paul Mescal interpretam o casal de “Intruso”
Saoirse Ronan e Paul Mescal interpretam o casal de “Intruso”| Foto: Prime Video/Divulgação

Há anos, o universo da ficção científica usa robôs como personagens para provocar debates sobre o que é a humanidade e até sobre a bondade do homem. Filmes como Blade Runner, O Homem Bicentenário e Robocop são bons exemplos de obras que já fizeram isso com maestria. Intruso, novo filme do Prime Video, tenta se destacar nesse ambiente cheio de personagens e cenas memoráveis colocando uma “pessoa sintética” em um relacionamento para revelar as dificuldades dessa situação.

Na trama, estrelada pelos atores Paul Mescal e Saoirse Ronan, o casal Junior e Hen toca a vida em uma fazenda no ano de 2065, quando água e terra são cada vez mais escassos para a sociedade. As vidas do marido e sua mulher mudam da noite para o dia quando um estranho, Terrance, faz uma visita e uma proposta. Junior é chamado para servir em uma estação espacial e ajudar a garantir o futuro da humanidade. Além do convite ao esposo, o visitante inesperado oferece para Hen uma cópia perfeita de Junior, um robô com funcionamento baseado em inteligência artificial para ela não se sentir sozinha.

Se você assistiu à mais recente temporada de Black Mirror, essa premissa lembra a de um episódio encabeçado pelos atores Aaron Paul e Kate Mara, intitulado Beyond the Sea. Mas existe uma grande diferença na abordagem. No seriado, o marido robô ficava mais carinhoso com a esposa, pois estava sendo controlado por um homem que sabia o verdadeiro valor da família. Em Intruso, a cópia em IA é autônoma, mas também consegue se provar melhor do que a versão humana. E é aí que entra a principal questão do filme: um casal em uma fase ruim realmente deveria escolher a saída mais fácil para garantir sua felicidade?

Grandes atuações e reflexões

Lançado direto no streaming no começo deste mês, Intruso dividiu a crítica e os espectadores. Quem não gostou, detona o filme principalmente pela similaridade do roteiro com o seriado citado acima, mas também por seu ritmo, que começa a cair conforme se aproxima do final. Esse último argumento é bastante justo. Quem almeja ver uma ficção científica agitada acaba tendo de aceitar que o foco aqui é a relação entre duas pessoas que já estiveram apaixonadas. Já a crítica sobre a originalidade da história é questionável, afinal trata-se de uma adaptação do livro Foe, lançado pelo escritor canadense Ian Reid, em 2018. Ou seja, Junior e Hen existiam no papel cinco anos antes dos personagens de Black Mirror.

Os comentários mais elogiosos são motivados pelas atuações de Mescal e Saoirse, dois astros à beira dos trinta anos, mas que já receberam indicações ao Oscar; ele pelo papel do pai no drama Aftersun e ela como protagonista de Lady Bird: A Hora de Voar. As imagens de tirar o fôlego e o clima propositalmente claustrofóbico da propriedade rural são outras características que fazem o filme valer o tempo, uma cortesia do diretor Garth Davis, famoso por seu trabalho em Lion – Uma Jornada para Casa, indicado em seis categorias no Oscar de 2017.

Mesmo longe da condição de unanimidade, Intruso pode ser uma boa pedida caso você goste de histórias com poucos personagens, grandes atuações e boas reviravoltas (assim como em Blade Runner, há cenas que servem de dica para os mais atentos). A troca de um humano por um robô também levanta debates filosóficos, oferecendo ao menos uma reflexão bacana sobre como podemos ser melhores do que as máquinas que se fazem cada vez mais presentes em nossas rotinas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]