• Carregando...
A ação do filme se passa em Roma, Veneza, Abu Dabi, Alpes austríacos e no Expresso Oriente
A ação do filme se passa em Roma, Veneza, Abu Dabi, Alpes austríacos e no Expresso Oriente| Foto: Reprodução YouTube

Ethan Hunt e sua equipe da Força de Missões Impossíveis enfrentam uma Inteligência Artificial misteriosamente chama “A Entidade”, que parece querer dominar o mundo inteiro. Só é possível detê-la conseguindo as duas metades de uma chave capaz de fechar o núcleo dessa máquina.

Talvez o maior pecado dessa nova entrega da franquia, intitulada Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1, é que ela não supera a quarta, Protocolo Fantasma, dirigida pelo realizador vindo do mundo das animações Brad Bird, responsável pelos formidáveis O Gigante de Ferro, Os Incríveis e Ratatouille. Isso, porém, é um pecadinho menor em uma produção que fará parte dos melhores filmes de ação de todos os tempos. São as quase três horas de cinema mais rápidas que se pode ver numa telona. O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros desde a semana passada.

Desta vez, o diretor Christopher McQuarrie, que acompanha Tom Cruise desde Missão: Impossível 5, volta a segurar as rédeas. E ele faz isso superando a si mesmo a cada minuto que passa. O roteiro, escrito (temos de reconhecer) para evidenciar Tom Cruise e as sequências de ação, está muito equilibrado. Com muito mais humor do que nos filmes anteriores – vale citar a cena com o Fiat 500 em Roma – e um aprofundamento na humanidade dos personagens, que já estava presente em Efeito Fallout: o valor de cada vida, a amizade, o trabalho em equipe. Nesse sentido, McQuarrie aproveita que tem dois filmes pela frente para se aprofundar nesses temas e utilizar todo seu arsenal imaginativo, seja na capital italiana, em Veneza, em Abu Dabi ou nos Alpes austríacos, a bordo do trem Expresso Oriente.

Por outro lado, o trabalho dos atores é louvável. Tom Cruise, apesar de seus mais de 60 anos, está em plena forma e se aventura a fazer tudo que é pedido (nunca quis um dublê). Além disso, ele, Ving Rhames e Simon Pegg formam um trio com muita química.

Tudo isso, unido à trilha sonora que muitas vezes lembra os famosos acordes da saga, fazem de Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 o autêntico blockbuster do verão do hemisfério norte. Entretenimento puro, que consolida ainda mais a série como a grande franquia de ação de nossos tempos.

© 2023 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]