• Carregando...
Corythoraptor, um dos dinossauros recriados com realismo na série “Planeta Pré-histórico”
Corythoraptor, um dos dinossauros recriados com realismo na série “Planeta Pré-histórico”| Foto: Divulgação Apple TV

Você sabia que, apesar dos pequenos braços, o temível dinossauro T-Rex era um ótimo nadador? Ou que tartarugas coexistiram com este tipo de ser? Essas e centenas de outras curiosidades são reveladas em Planeta Pré-histórico, série documental produzida pelos especialistas de História Natural da BBC Studios e disponibilizada via Apple TV+.

Com a segunda temporada recém-chegada ao serviço de streaming, a produção se apoia nas descobertas paleontológicas mais recentes para retratar os répteis já extintos. Alguns dinossauros são representados com penas, por exemplo. Há também situações inusitadas de convivência com outros seres, como quando o pequeno Troodontidae (um dino que lembra muito um pássaro) aproveita um fogo florestal para se livrar de um predador maior do que ele.

Cada segundo da série traz algum tipo de informação nova sobre essa época tão distante dos humanos e suas tecnologias. Planeta Pré-histórico também explora os estilos de vida que os animais levavam em diferentes condições, seja nos mares, em florestas, desertos e até geleiras. Dez paleontólogos atuaram como consultores do material, sempre recorrendo a teorias e evidências científicas para embasar as situações exibidas em tela.

Timaço nos bastidores 

Além do elenco de dinossauros e outros animais, a série tem como atração a presença de Jon Favreau como produtor. Conhecido por seus papeis como ator e também por ser um bem-sucedido diretor de filmes, como as versões live-action de O Rei Leão e Mogli: O Menino Lobo, ele recorreu à MPC (Moving Picture Company), uma empresa especializada na criação de efeitos visuais fotorrealistas, para garantir o rigor que marca seus trabalhos.

Assim como em O Rei LeãoPlaneta Pré-histórico coloca os seres criados digitalmente em sequências reais filmadas pela BBC nos diferentes ambientes mostrados ao longo da série. Dessa forma, os artistas visuais conseguem fazer com que os movimentos dos répteis e suas peles reajam de maneira natural à iluminação, à água e a outros elementos ambientais capazes de impactar os bichos.

A cereja no bolo para quem consome este tipo de documentário sobre vida selvagem é a narração de David Attenborough, naturalista britânico que, desde a década de 1950, apresentou mais de 100 produções, como Our Planet e Planet Earth. Já quem repara no aspecto musical deste tipo de produto vai delirar com os temas instrumentais de Hans Zimmer, compositor alemão responsável pelas trilhas sonoras de sucessos como Duna, Gladiador O Cavaleiro das Trevas.

Para fãs de blockbusters como Jurassic Park e Dinossauros, ou apenas aprecia o temaassistir ao Planeta Pré-histórico é tarefa obrigatória. Com qualidade cinematográfica, a série ajuda o espectador a ficar por dentro das descobertas mais recentes da paleontologia com uma boa dose de entretenimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]