• Carregando...
Paul Giamatti, que disputa o Oscar por "Os Rejeitados"
O ator de 56 anos Paul Giamatti, que disputa o Oscar pelo papel de professor em “Os Rejeitados”| Foto: Divulgação

Se tudo correr conforme o previsto, a Academia de Artes e Ciências de Hollywood deve dar o Oscar de Melhor Ator a Cillian Murphy, por Oppenheimer. Murphy é o grande favorito, já tendo recebido o Globo de Ouro. Oppenheimer recebeu nada menos do que 13 indicações ao Oscar e é o favorito a levar as principais estatuetas da noite.

Mas um nome muito querido do meio cinematográfico corre por fora e virou uma espécie de “azarão” na disputa do prêmio de Melhor Ator: É Paul Giamatti. O ator de 56 anos foi indicado ao Oscar em 2006 como Ator Coadjuvante pelo drama de boxe A Luta pela Esperança, de Ron Howard, e concorre pela primeira vez à estatueta de Melhor Ator pela ótima comédia dramática Os Rejeitados, de Alexander Payne.

Nas últimas três décadas, Giamatti foi um dos atores mais ocupados de Hollywood: desde sua estreia nas telonas, em 1991, fez mais de 80 filmes para cinema, além de séries de TV e peças de teatro. Trabalhou com cineastas consagrados como Woody Allen, Steven Spielberg, Peter Weir e Milos Forman, entre outros. Começou se destacando em papéis coadjuvantes até que, lá pelo início dos anos 2000, passou a ser chamado para personagens mais protagonistas.

Os Rejeitados se passa em 1970, num internato tradicional para meninos na Nova Inglaterra (nordeste dos EUA). Giamatti faz o rabugento professor Paul Hunham, que, durante o recesso de Natal, precisa ficar no local tomando conta dos alunos que não puderam passar as festas com as respectivas famílias.

O papel de Giamatti é, ao mesmo tempo, cômico e melancólico. Hunham é daqueles misantropos geniais, que veem o mundo como um lugar que não o entende. Culto e bem educado, não consegue se adaptar às exigências mundanas da vida acadêmica, com sua fogueira de vaidades e onde relações pessoais valem mais do que cultura e conhecimento.

Se você é fã de Paul Giamatti, recomendo aqui cinco trabalhos marcantes dele no cinema e na TV e que estão disponíveis em streaming no Brasil.

Anti-Herói Americano (2003)

Filme que revelou Giamatti para o grande público e, possivelmente, seu trabalho mais marcante. Ele faz Harvey Pekar, o cultuado quadrinista norte-americano, conhecido entre fãs de HQ pela revista American Splendor. Pekar é um antagonista do sistema, um artista independente que odeia o mundo e demonstra isso em suas histórias. O filme é uma engenhosa mistura de ficção, documentário (o próprio Pekar aparece) e animação.

Onde assistir: no Max, o antigo HBO Max.

Billions

Série dramática em que Giamatti faz um ambicioso procurador federal que inicia uma batalha de anos contra um carismático e engenhoso bilionário, Bobby Axelrod (Damian Lewis).

Onde assistir: Netflix.

John Adams

Excelente minissérie que conta a vida e trajetória de John Adams, segundo presidente norte-americano e um dos grandes responsáveis pela fundação dos Estados Unidos. Giamatti foi consagrado no papel principal e levou para casa um Globo de Ouro como Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV.

Onde assistir: no Max, o antigo HBO Max.

Sideways: Entre Umas e Outras (2004)

Ótima comédia romântica que marcou a primeira colaboração de Giamatti com Alexander Payne, que dirigiu Os Rejeitados. Giamatti faz um deprimido professor – e escritor frustrado – que decide passar uns dias visitando vinhedos na Califórnia com um amigo (Thomas Haden Church) para celebrar o casamento deste. A exemplo de Os Rejeitados, o filme mistura comédia e drama, com um humor fino cheio de melancolia.

Onde assistir: Star+.

O Ilusionista (2006)

Nesse divertido filme sobre mágica, Giamatti faz um inspetor de polícia na Viena do fim do século 19 que fica obcecado em desmascarar o que julga ser charlatanismo de um suposto ilusionista, vivido por Edward Norton.

Onde assistir: Prime Video.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]