• Carregando...
“Certamente estará imortalizado por sua obra por toda a eternidade. Todas as homenagens são poucas", relatou a Academia Paulista de Letras | Reprodução/Academia Paulista de Letras
“Certamente estará imortalizado por sua obra por toda a eternidade. Todas as homenagens são poucas", relatou a Academia Paulista de Letras| Foto: Reprodução/Academia Paulista de Letras

O professor aposentado de literatura da USP e escritor Massaud Moisés morreu nesta quarta-feira (11) em decorrência de um acidente vascular cerebral, aos 90 anos. A notícia foi confirmada, em nota, pela APL (Academia Paulista de Letras), da qual o intelectual era membro.

Com suas obras, como "A Análise Literária", "A Criação Literária" e "História da Literatura Brasileira", em cinco volumes, o intelectual foi o responsável pela formação de gerações de alunos de letras e críticos literários em todo o Brasil. No primeiro livro, por exemplo, o professor ensinava o passo a passo, como em um manual, para se analisar uma obra de ficção.

"Estamos muito tristes. A APL perde um grande nome, que certamente estará imortalizado por sua obra por toda a eternidade. Todas as homenagens são poucas", disse o presidente da APL, Gabriel Chalita.

Massaud Moisés também teve um papel importante nos estudos da literatura lusitana no Brasil. Ele assumiu a cadeira de literatura portuguesa na USP em 1954, depois de dois anos como professor assistente e deu aula por 40 anos, até se aposentar.

Ele ainda foi professor visitante de universidades nos Estados Unidos, como as de Wisconsin, Texas e Califórnia, entre outras.

Sua obra passa pelas literaturas brasileira e portuguesa, bem como pela teoria literária. Publicou ainda "Literatura - Mundo e Forma", "A Literatura Portuguesa" e o "Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira", entre outros livros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]