• Carregando...
Jim Jones, Charles Manson e Marshall Applewhite em pôster da série “Como se Tornar um Líder de Seita”
Jim Jones, Charles Manson e Marshall Applewhite em pôster da série “Como se Tornar um Líder de Seita”| Foto: Netflix/Divulgação

“Construa sua base”, “aumente seu rebanho”, “molde suas mentes”, “prometa a eternidade”, “controle sua imagem” e “torne-se imortal”. É a partir desses mandamentos que a Netflix roteirizou sua nova série: Como Se Tornar um Líder de Seita. O lançamento vai na mesma pegada de Como se Tornar um Tirano, seriado que escancarou as principais técnicas usadas para que ditadores como Hitler e Stalin ascendessem ao poder

São seis episódios, mais uma vez narrados por Peter Dinklage, o eterno Tyrion Lannister de Game of Thrones. Cada um deles foca um personagem famoso para estabelecer as regrinhas mencionadas acima. As figuras escolhidas dessa vez são Charles Manson, Jim Jones, Jaime Gomez, Marshall Applewhite, Shoko Asahara e Sun Myung Moon.

O seriado faz bem em começar pelos casos mais famosos de Manson e Jones. Os dois são os mais emblemáticos exemplos para indicar como pessoas viram alvos de seitas. Ambos os capítulos defendem que quem busca respostas fáceis durante momentos obscuros da vida fica propenso a cair no papo de párias como os citados acima.

Como Se Tornar um Líder de Seita se destaca justamente a partir daí. Para reforçar os efeitos que um culto pode ter sobre alguém fragilizado, a produção entrevistou vítimas dessas seitas. “Minha família tinha me abandonado… Meus pais se mudaram para uma van e eu estava perdida”, diz Dianne Lake, uma das integrantes da Família Manson. “Fiquei totalmente suscetível a deixar alguém como Charlie entrar em minha vida”, completa.

Passado apagado 

Ditadores e líderes de seita possuem muito em comum, além do traquejo para fazer o mal. Todos eles foram grandes marqueteiros, que sabiam vender a imagem de si próprios e se comunicar da maneira adequada. As mentiras e alterações sobre suas histórias são outro aspecto importante. Afinal, qualquer “bom” líder tenta ocultar um passado obscuro enquanto oferece algum tipo de liberdade espiritual ou econômica – basta lembrar que tanto Hitler quanto Manson foram artistas fracassados antes de seguirem pelo caminho indigno que tomaram.

Para quem gostou da série sobre os tiranos, Como Se Tornar um Líder de Seita não tem erro. É a repetição de uma fórmula que já caiu nas graças de um certo tipo de espectador. Mas o produto também vale a pena para quem quer novidades. Os relatos inéditos de ex-membros de cultos corrompidos são extremamente relevantes e garantem o êxito dos seis episódios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]