• Carregando...
O comediante Dave Chappelle, acusado de transfobia: "gênero é um fato"
O comediante Dave Chappelle, acusado de transfobia: “gênero é um fato”| Foto: EFE/EPA/WARREN

A prestigiada sala First Avenue, em Mineápolis (EUA), cancelou um show de Dave Chappelle poucas horas antes do início da apresentação, na quarta-feira (20),  alegando críticas de “funcionários, artistas e da comunidade” sobre supostas piadas transfóbicas do comediante. O anúncio foi feito por meio das redes sociais da casa de shows. O espetáculo foi transferido para o Varsity Theatre, que já tinha apresentações de Chappelle agendadas para quinta e sexta e prometeu honrar os ingressos vendidos para a apresentação de quarta-feira.

Lançados na segunda-feira (18), os mais de 1.500 ingressos para o show de Chappelle na First Avenue esgotaram em poucos minutos, de acordo com a imprensa. Logo depois, uma petição do Change.org foi criada, pedindo à casa de shows que não deixasse Chappelle se apresentar na quarta-feira. “Dave Chappelle tem um histórico de ser perigoso para pessoas trans, e a First Avenue tem o dever de proteger a comunidade”, diz a petição, que tinha 128 assinaturas na manhã desta sexta-feira (22).

No comunicado de cancelamento, a First Avenue disse que continuará com sua missão de oferecer “os espaços mais seguros do país”. “Acreditamos em vozes diversas e na liberdade de expressão artística, mas ao honrar isso, perdemos de vista o impacto [que o show] teria. Sabemos que há quem não concorde com esta decisão; você é bem-vindo para enviar feedback.”

Dave Chappelle vem sendo acusado de transfobia desde seu último programa da Netflix, ‘The Closer’ ('Encerramento', no Brasil), lançado em outubro. Entre os comentários que surpreendentemente geraram polêmica, Chappelle disse: “O gênero é um fato. Cada ser humano nesta sala, cada ser humano na Terra, teve que passar pelas pernas de uma mulher para estar na Terra. Isso é um fato.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]