• Carregando...
Ao todo, 94 cães foram resgatados por maus-tratos pela Polícia Civil.
Ao todo, 94 cães foram resgatados por maus-tratos pela Polícia Civil.| Foto: Divulgação

Setenta e dois dos 94 cachorros resgatados em condições de maus-tratos pela Polícia Civil, na última terça-feira (13), poderão ser adotados pela população. Os animais foram recolhidos após operações da polícia em pet shops de Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. Há filhotes das raças shih-tzus, yorkshires e golden retrievier e cães sem raça definida (SRD) adultos.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

Os 72 cães poderão ser adotados por meio de uma ficha de cadastro organizada pelo Instituto Fica Comigo e a Casa do Produtor. Para participar da seleção, o interessado deve fazer o cadastro e aguardar o contato da instituição, que fará entrevistas com os possíveis futuros tutores. No processo, é avaliado se há condições físicas e emocionais para a adoção do cachorro.

LEIA TAMBÉM: Cães de raça têm fila de espera para adoção; vira-latas passam anos à espera de um lar

“Esses animais já passaram por histórias de sofrimento, então é avaliado se eles não passarão novamente por isso”, explica a diretora executiva da Casa do Produtor, Vanessa Melo. Os cães doados pelo Instituto Fica Comigo e a Casa do Produtor serão todos castrados e vacinados, portanto, quem adotar não precisará arcar com os custos desses procedimentos.

Apesar disso, 50 desses 72 cães ainda precisam de cuidados especiais. Por causa do processo de exames e cuidados médicos, a liberação para adoção desses animais deve demorar entre 40 e 60 dias. Os outros 22 já estão disponíveis neste momento para encontrarem novos lares.

Os demais

Além dos animais citados anteriormente, outros 22 filhotes de raça, resgatados de um pet shop no Boqueirão, em Curitiba, estão sob a tutela da Ong Amigos dos Animais. A organização, por falta de espaço, já direcionou os filhotes para adoção “São lares adotivos porque caso esses filhotes não estejam com a saúde devida em até cinco meses, incluindo vacinação e castração, eles são devolvidos a nós”, explica a madrinha de honra da Ong e vereadora de Curitiba, Katia Dittrich (Solidariedade).

Devido a isso, a organização está com uma fila de espera para quem deseja adotar os filhotes, no caso de desistência. “É normal as pessoas desistirem dentro desses cinco meses. Por isso realizamos a lista de espera”, conta Katia.

Para participar da seleção na Amigos dos Animais, o interessado deve encaminhar nome, endereço, bairro, cidade, contato, raça de preferência e sexo do animal pelo whatsapp da organização, no número (41) 99172-2958.

Outras doações

Além dos animais resgatados pela Polícia Civil, a Casa do Produtor e a Instituição Fica Comigo realizam feiras de adoção todos os sábados, das 11h às 17h, na Rua Engenheiros Rebouças, 1826, no bairro Rebouças, em Curitiba. Durante os eventos, a população pode adotar cães e gatos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]