• Carregando...
ACP quer antecipar feriado de 8 de setembro para garantir comércio aberto.
ACP quer antecipar feriado de 8 de setembro para garantir comércio aberto.| Foto: Lineu Filho /Tribuna do Paraná

A Associação Comercial do Paraná (ACP) quer antecipar o feriado de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba, do dia 8 de setembro (quarta-feira) para dia 6 (segunda-feira). A entidade encaminhou ofício ao prefeito Rafael Greca (DEM) nesta quinta-feira (26) pedindo a antecipação.

Cadastre-se e receba as principais notícias do Paraná pelo whatsapp

O motivo é evitar um dia ‘morto’ no comércio na segunda-feira (6), que deve ser emendada com o 7 e o 8 de setembro pela maioria da população, o que resultaria num feriado prolongado de cinco dias, de sábado a quarta-feira. “Não estamos nadando de braçada, não estamos tão bem para poder parar. Já tivemos muito tempo de lojas fechadas por conta da pandemia”, diz o presidente da ACP, Camilo Turmina.

Ele argumenta também que o comércio de Curitiba não atende mais apenas a capital, mas a região metropolitana, onde dia 8 não é feriado. Diz ainda que a prática de ‘encostar’ o feriado no final de semana já vem sendo adotada em outras cidades, como São Paulo, por exemplo.

Outro argumento usado por Turmina é o de que "numa pandemia é melhor manter as pessoas trabalhado do que se aglomerando em viagens ou em eventos com grandes grupos de familiares e amigos".

A prefeitura de Curitiba, por meio da assessoria de imprensa, informou que “não há como alterar a data por se tratar de feriado religioso”. Ainda segundo a prefeitura, “a questão do funcionamento do comércio em um feriado depende de um acordo coletivo de trabalho, entre empregadores e empregados, um ato que não cabe ao poder público municipal interferir”.

Na Câmara Municipal de Curitiba, o vereador João da 5 Irmãos (PSL) encaminhou requerimento, que deve ser votado em plenário na próxima semana, sugerindo ao Executivo a antecipação do feriado para segunda-feira. Caso o requerimento seja aprovado, seguirá como sugestão à prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]