• Carregando...
Operando há menos de um mês, novo semáforo já divide opiniões | Luiz Costa/SMCS
Operando há menos de um mês, novo semáforo já divide opiniões| Foto: Luiz Costa/SMCS

Poucas semanas após a sua instalação, o semáforo no cruzamento das ruas Rocha Pombo e Alberto Folloni, no bairro Juvevê, em Curitiba, segue dividindo a opinião de motoristas e moradores da região sobre a necessidade do equipamento no local. Para muitos, a novidade instalada no último dia 8 de agosto é uma solução para os problemas de trânsito no bairro e facilita a circulação de pedestres. Contudo, para outros tantos, a instalação resultou apenas em filas, congestionamentos e em trajetos mais demorados.

De acordo com a prefeitura, o equipamento foi colocado no cruzamento justamente por causa do supermercado Muffato. Como aumentou a circulação de pessoas e veículos no trecho, o semáforo foi colocado como uma forma de organizar o fluxo.

Leia também: Condor inaugura novo supermercado em Curitiba no sábado

Falta de sincronia

Para a servidora pública Belese Okamura, de 34 anos, o semáforo melhorou a vida do motorista que vem da Rocha Pombo e precisa entrar na Alberto Folloni. No entanto, a falta de sincronização do novo semáforo com o já existente na esquina da Alberto Folloni com a Deputado Mario de Barros é um ponto que precisa ser corrigido já que, em horários de pico, é comum que haja um pouco de congestionamento.

“Precisa ter uma melhor sincronização dos dois semáforos da rua. Para entrar na Alberto Folloni, é difícil em alguns momentos, como no final da tarde e na horário do almoço”, diz. “Acontece das pessoas ficarem paradas na Rocha Pombo porque a Alberto Folloni já está lotada de carros e aí o sinaleiro acaba não adiantando muito nesta hora”.

Solução alternativa

A proximidade entre os dois semáforos é a principal reclamação de quem fica parado no trânsito da região. O comerciante Marcos Bizzinelli, por exemplo, trabalha na frente do novo sinaleiro e diz acreditar que a mudança pode ter melhorado a vida dos pedestres, mas não trouxe grandes mudanças para os veículos. Por isso, ele acredita que uma travessia elevada já resolveria os problemas — e com um custo bem menor.

Saiba mais: Trincheira no Seminário: saiba o que muda durante e após a construção

“Até agora não conseguimos entender por que um semáforo ficou do lado do outro. Acho que, bem estudado, uma travessia elevada com pintura bem feita funcionaria”, pontua.

Tranquilidade para pedestres

A artesã Paula Ribeiro, 62, mora na região há 15 anos e acredita que o novo semáforo só trouxe benefícios para quem anda pela região. Segundo ela, independente do sinaleiro, o congestionamento sempre existiu em horários de pico — mas que, em outros horários, o trânsito flui. “Antes, eu não conseguia sair da minha garagem com facilidade e vejo que o trânsito flui e é bom também para os pedestres. Acho que só precisa sincronizar o semáforo da Mario de Barros porque por questão de segundos de diferença ele demora para abrir em relação a este novo. Mas de forma geral, gostei muito da mudança”, conta.

Confusão para os vizinhos

Já para moradores como a operadora de caixa Miriam Stutz, 62, o investimento foi desnecessário considerando que já há um semáforo a poucos metros de distância. Além disso, o novo sinaleiro aumentou até mesmo o nível de barulho na região. “Ficou muito mais barulhento, muito mais tumultuado. As pessoas não têm paciência”, reclama.

Em relação ao investimento, a prefeitura explica que a aquisição e a instalação da estrutura foram feitos pelo Super Muffato.

Em fase de análise

Para prefeitura, os impactos da instalação do novo semáforo ainda estão sendo analisados. Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), a ideia é reavaliar os tempos dos sinaleiros da Rua Rocha Pombo e Deputado Mario de Barros, a estrutura de funcionamento e até mesmo o modo como esses dispositivos afetam a dinâmica do bairro. Contudo, por enquanto, ainda não há previsão de mudanças a caminho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]