• Carregando...
 | Átila Alberti/Tribuna do Paraná
| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Depois de quase seis horas de protesto, 80 homens começaram a ser transferidos do 11.º Distrito Policial, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), para o sistema prisional. A Secretaria Estado de Segurança Pública (Sesp) confirmou a realocação dos detentos. A transferência de parte dos presos deve ser concluída nesta quarta-feira (22).

Familiares dos presos iniciaram uma manifestação em frente ao DP por volta das 10h30 e o ato se estendeu até a tarde. Pneus foram queimados e ruas chegaram a ser bloqueadas por conta do fogo. Os manifestantes pediram, além da transferência, o direito de visita e entrega de itens como roupas e alimentos aos presos. Eles disseram que os suprimentos trazidos eram descartados no lixo.

Apesar dessa transferência, o problema da superlotação continua, pois 120 pessoas ainda permanecem em um local projetado para 40, de acordo com o Conselho da Comunidade de Curitiba e Região, que realiza vistorias nas carceragens.

Condições precárias

De acordo com presidente do Conselho da Comunidade, Isabel Mendes, a situação do 11.º DP só piora. Na última vistoria feita por ela, ontem, havia mais de 200 pessoas em celas com capacidade para somente 40. Além disso, o conselho relata que os presos estão convivendo com baratas, ratos e são obrigados a defecar em um pote de marmita, porque não há banheiro.

“Eles vivem em situações precárias, fica o tempo todo vazando água com dejetos e essa água vai para todas as celas. Esta é uma situação crítica que se repete. Já estava assim, mas ontem se tornou desumana, cruel e insustentável por conta das condições. A lei é clara, eles estão lá pagando um débito. Eu não defendo, mas isso não quer dizer que eles não têm direito a um tratamento digno, a pelo menos um lugar dentro da cadeia. Da forma como está, não tem condições”, relatou Isabel Mendes, presidente do conselho.

Obras

A Secretaria de Estado da Segurança Pública argumenta que trabalha para resolver o problema de superlotação. Segundo ela, o Paraná tem um pacote de 14 obras – entre reformas e novas construções – para unidades prisionais, que permitirá uma ampliação de cerca de 7 mil vagas no sistema penitenciário estadual.

Segundo a pasta, durante anos, os recursos do Fundo Penitenciário ficaram retidos pelo Governo Federal. Agora, com a liberação, o Departamento Penitenciário do Paraná tem mais de R$ 50 milhões, que serão investidos na construção de uma nova unidade prisional com 636 vagas. O sistema é pré-moldado e a previsão é de 10 meses de execução da obra.

A Sesp aguarda os documentos da empresa para assinatura do contrato para iniciar a fabricação. Parte desse recurso também foi utilizado na compra de novas viaturas, armamentos e equipamentos de segurança para as equipes do Setor de Operações Especiais (SOE) do Depen – que faz a primeira intervenção nas unidades prisionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]