Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência doméstica

Aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres em Curitiba começam nesta quinta

Lutadora Luana Barbosa vai ministrar as instruções de defesa pessoal para as mulheres. (Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo)

As aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres oferecidas pela prefeitura de Curitiba começam na próxima quinta-feira (22) na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Cabral, referência no atendimento de mulheres vítimas de violência. O lutador curitibano Maurício Shogun, ex-campeão do UFC, deu a aula inaugural do projeto na última sexta-feira (16). O curso é feito em parceria com o Instituto Shogun Rua, do lutador. As aulas serão ministradas pela atleta profissional e professora da Academia Shogun Team, Luana Barbosa.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA:faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

A primeira turma já está com vagas completas – na sequência, o projeto será levado para as 10 regionais de Curitiba. Podem se inscrever mulheres a partir de 18 anos, incluindo mulheres com deficiência, transexuais e transgêneros. Entre as alunas da primeira turma estão três cegas, uma surda e uma cadeirante. São 20 vagas por turma e a duração do curso é de um mês. Na Casa da Mulher Brasileira as aulas serão terças e quintas-feiras, das 15h às 16h.

VEJA TAMBÉM:

As mulheres terão treinamento em muay thai. Com a arte marcial, as mulheres irão aprender a maneira correta de como se defender de possíveis ataques. Ou seja, vão aprender a aplicar golpes a partir da técnica de luta. “É importante que, além de saberem se defender, as mulheres saibam bater”, enfatizou o vice-presidente do Instituto Shogun Rua, Christian Mazza, em entrevista à Gazeta em julho.

Além de aprenderem a se defender, o projeto prevê que as mulheres sejam instruídas sobre os seus direitos e a como denunciar violência doméstica. “É importante haver a consciência dos direitos da mulher. Da força que tem uma pessoa com consciência de que violência contra mulher é crime. Que assédio é crime e que maltratar as pessoas é crime”, ressaltou o prefeito Rafael Greca (DEM) na aula inaugural.

A próxima turma será em setembro e as inscrições podem ser feitas pelos telefones: 3221-2714 ou 3321-2739.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.