• Carregando...
Autoescola diz que não fechou e que irá reabrir em outro endereço em breve
Autoescola diz que não fechou e que irá reabrir em outro endereço em breve| Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná

A Autoescola Franciny desocupou o imóvel de sua sede no Água Verde, em Curitiba e, desde a semana passada, inúmeras reclamações de falta de pagamento de funcionários, de processos trabalhistas em andamento e de alunos que paralisaram o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) se espalharam por grupos de aplicativos de mensagens. A autoescola, porém, diz que não fechou as portas e que voltará a funcionar, em 15 dias, em um novo endereço. Já o Detran-PR diz que há irregularidades com a empresa.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Alunos e funcionários afirmam que não houve nenhuma orientação da administração da Franciny até o fechamento da sede. Até mesmo o Detran-PR foi acionado por quem se sentiu prejudicado. A sede de Araucária, na Região Metropolitana da capital, também não funciona mais.

Uma das instrutoras da autoescola contou à Tribuna do Paraná que um oficial de justiça determinou, em 31 de maio, a desocupação imediata do imóvel, que ficava na Avenida República Argentina. Um cadeado teria sido passado por ele no portão e as fechaduras teriam sido todas trocadas pelo proprietário do imóvel. A sede era alugada. “Ninguém foi avisado de que isso poderia ocorrer. Não sabemos nem como ficará a situação de baixa em nossa carteira de trabalho. Depois daquele dia, já deixei recado com a secretária do advogado da escola, mas ninguém me retorna”, contou a profissional, que preferiu não ter seu nome revelado.

A aluna Francielle Pereira dos Santos, 29 anos, que estava quase pronta para marcar os testes da primeira CNH, também tomou um susto. “Fui marcar minhas últimas três aulas práticas, mas nem a recepcionista conseguia me dar informação. Se eu tenho que procurar outra escola, se eu peço transferência no Detran. A dona da autoescola não informa nada, ninguém sabe de nada. Estou de mãos atadas e com medo de perder todo o meu processo de habilitação”, reclamou. Francielle fez matricula no fim de 2018 e estava terminando as aulas aos poucos. “Soube pelos grupos de mensagens que, na semana passada, a autoescola aceitou novas alunas, que pagaram a matrícula e, agora, também estão sem saber o que fazem”, destacou.

Sem aviso

A principal reclamação sobre a Autoescola Franciny é de que os administradores sabiam do que poderia ocorrer, mas mantiveram todos desinformados. A autoescola nega. O advogado da empresa, Rafael Martins Caparroz Junior, afirma que o fechamento da sede ocorreu por desentendimento comercial com o proprietário do imóvel, de forma repentina. Por esse motivo é que não teria havido tempo hábil para comunicar alunos e funcionários. Ele ressalta que não há relação entre o fechamento e qualquer tipo de problema com o Detran-PR.

Caparroz Junior garantiu que a Autoescola Franciny abrirá em nova sede em um prazo de 15 dias e que não há abandono dos alunos. Segundo ele, todos serão atendidos em seus processos de CNH, uma vez que a autoescola não “sumiu do mapa”, apenas entrou com pedido de mudança de endereço junto ao Detran-PR, em 7 de junho.

Outra reclamação nos grupos tem relação com processos trabalhistas em andamento. Ao todo, seriam 19 processos de ex-funcionários contra a Franciny. O advogado da autoescola não confirmou o número de processos, mas afirmou que não há relação entre os processos e o fechamento. Sobre a unidade de Araucária, a informação oficial é de que a sede foi fechada por decisão comercial.

Irregularidades

Em 6 de junho, quase uma semana após o fechamento da sede em Curitiba, a autoescola emitiu uma nota oficial sobre o assunto em que informava aos alunos, parceiros e colaboradores que dificuldades tinham sido enfrentadas nos últimos dias em relação ao imóvel na República Argentina, as quais teriam obrigado a administração a desocupar o local de forma repentina.

A nota não explicava qual foi o real motivo da desocupação, mas dizia que havia pretensão de mudança de endereço em dez dias. Esse prazo, segundo o advogado, passou agora para 15 dias. A escola estaria trabalhando na documentação para oficializar a troca. “Pedimos a gentil colaboração nesse período e informamos que no prazo máximo de dez dias já teremos um local apto a prosseguir com o atendimento de vocês alunos. Fiquem certos de que não vamos deixar de cumprir com nossas obrigações e vamos finalizar todos os processos já iniciados”, diz o texto, que também foi encaminhado à reportagem.

Mas, ao contrário das informações repassadas pela autoescola, a assessoria do Detran-PR informou que a Autoescola Franciny apresentou um pedido de renovação de contrato no 2.º semestre de 2018. Havia irregularidades nas certidões que não permitiriam a renovação, mas uma ordem judicial foi conseguida pela empresa e o órgão teve que deferir o processo.

No entanto, ainda segundo o Detran-PR, a unidade de Curitiba não chegou a atuar por estar bloqueada por ordem da controladoria de inspeção e auditagem do órgão, que identificou irregularidades e que, provavelmente, acarretarão em um processo administrativo. A desativação da filial de Araucária também foi confirmada.

Indefinição

Sobre as reclamações que chegaram das pessoas em relação à conduta da autoescola, o Detran-PR diz que adotou todas as medidas necessárias para solucionar o problema. Em nota, o órgão informou que “mesmo as questões trabalhistas e que ferem o código do consumidor não serem (sic) de sua competência, encaminhará o processo para o Ministério do Trabalho e para o Procon, para que tenham ciência e sejam tomadas as devidas providências”.

Enquanto a situação não se define, os alunos e funcionários seguem sem saber direito o que fazer. Até mesmo a transferência para outra autoescola, o que é permitido pelo Detran-PR, é uma alternativa que não pode ser tomada neste momento, pois depende da regularização administrativa da Franciny junto ao órgão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]