Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Em Curitiba

Decreto municipal amplia acesso de cães de assistência no transporte coletivo

Cães de assistência poderão entrar no transporte coletivo em Curitiba.
Cães de assistência poderão entrar em coletivos em Curitiba. (Foto: Pixabay)

Ouça este conteúdo

O prefeito de Curitiba em exercício, Eduardo Pimentel, assinou nesta quarta-feira (20) um decreto que autoriza a presença de cães de assistência em qualquer espaço de uso coletivo, privado ou público, na capital. A medida vale inclusive para os ônibus do transporte coletivo, onde, até então, a legislação permitia apenas o acesso de cães-guia de cegos.

Agora, com a nova regulamentação, está autorizada a entrada de outros animais, como os cães assistentes ou de serviço. Esses animais são treinados, assim como os cães-guia, para auxiliarem indivíduos com alguma deficiência ou quadros de saúde específicos.

“O cão assistente representa um suporte para o tutor. Por exemplo, no caso de uma pessoa autista, o cão pode auxiliar durante as crises, intervindo para que ela se acalme”, explicou Denise Moraes, diretora do Departamento de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.