Cachorros da raça lulu da pomerânia eram vítimas de maus-tratos no bairro São Braz.
Cachorros da raça lulu da pomerânia eram vítimas de maus-tratos no bairro São Braz.| Foto: Lucilia Guimarães / Prefeitura de Curitiba

Mais 16 cães de raça foram resgatados nesta quinta-feira (15) em Curitiba pela Polícia Civil em conjunto com a prefeitura. Após duas operações terça-feira (13) que apreenderam 94 cães vítimas de maus-tratos em diversos pet shops da capital e São José dos Pinhais, na região metropolitana, agora os animais foram encontrados em um canil clandestino no bairro São Braz.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

O responsável pela criação foi multado em R$ 48 mil, já que a legislação municipal não permite este tipo de criação. A ação desta quinta foi em conjunto entre a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e a Rede de proteção Animal da prefeitura. A denúncia foi feita pela Central 156 da prefeitura.

LEIA TAMBÉM: Cães de raça têm fila de espera para adoção; vira-latas passam anos à espera de um lar

No local, os policiais e os fiscais encontraram 13 fêmeas e três machos da raça lulu da Pomerânia. Uma cadela estava grávida e dois filhotes. Assim como os cachorros resgatados nos pet shops terça-feira, os 16 animais apreendidos nesta quinta foram encaminhados para adoção. A ONG Salva Bicho ficará com eles até que sejam adotados.Denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas pela Central 156 da prefeitura ou na Polícia Civil, no telefone da DPMA no telefone (41) 3251-6200.