Câmara aprova em segundo turno xepa da vacinação em Curitiba
| Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Em votação unânime nesta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou em segundo turno a chamada xepa da vacinação na capital. O projeto, de autoria do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), prevê a criação de um cadastro de interessados que ficariam numa lista de espera para serem imunizados contra a Covid-19 com sobras diárias de imunizantes. A proposta agora segue para o prefeito Rafael Greca (DEM), que decidirá se sanciona ou veta o projeto.

A matéria determina que poderiam se candidatar à xepa cidadãos a partir dos 18 anos de idade. Havendo doses remanescentes, de vacinas cujo prazo de validade esteja próximo do vencimento ou de pessoas que não tenham comparecido ao agendamento, o interessado seria avisado por telefone pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A regulamentação do cadastro caberia à prefeitura.

Entretanto, a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, já sinalizou que a proposta não deve ser acatada pelo Executivo, já que, segundo ela, não há sobras de doses ao final de cada dia de vacinação na cidade. “As pessoas têm uma fantasia com as doses que sobram ao final do dia. Curitiba não perde dose e não sobra dose”, afirmou, na terça-feira (29), em entrevista ao Bom Dia Paraná, da RPC.