Câmara aprova sugestão de rodízio no comércio de Curitiba
| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta quarta-feira (5) uma sugestão de ato administrativo ou de gestão, apresentada pela vereadora Carol Dartora (PT), para implementação de sistema de rodízio de comércios e serviços durante vigência das bandeiras laranja e amarela no município, para evitar lotação dos ônibus durante a pandemia de Covid-19. A capital está em bandeira laranja desde 5 de abril.

“Para a realização do rodízio, deve-se ter em consideração os critérios de espraiamento nos horários de entrada e saída dos comerciantes e trabalhadores de comércios e serviços, bem como o rodízio diário de funcionamento por tipo de serviço e comércio ofertado, realizando a alternância de dias de funcionamento para atendimento presencial e atendimento apenas via delivery”, destacou a vereadora na justificativa da proposta, que agora será analisada pelo executivo.

A Associação Comercial do Paraná (ACP) apresentou uma sugestão legislativa para rodízio do comércio curitibano em caso de volta da bandeira vermelha, proposta que está tramitando na Câmara. O legislativo também aprovou nesta quarta sugestão ao Executivo de elaboração de decreto para instituir estado de calamidade pública na capital.