O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, durante divulgação de dados atualizados sobre a situação do novo coronavírus no país
Curitiba tem mais de 8 mil pessoas na fase ativa, com potencial de retransmissão do coronavírus.| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Foram confirmadas nesta sexta-feira (5) 20 novas mortes e 982 novos casos de Covid-19 em Curitiba. Os dados do boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que 12 desses óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. Ao todo, as vítimas tinham entre 38 e 91 anos, sendo 9 mulheres e 11 homens. Um dos pacientes não apresentava comorbidades ou outros fatores de risco para complicações da Covid-19. Já são 3.020 mortes provocadas pela doença em Curitiba desde o início da pandemia, em março do ano passado.

A secretaria contabiliza 146.510 moradores que testaram positivo para infecção do novo coronavírus – destes, 134.674 já foram liberados do isolamento sem sintomas, enquanto 8.816 pessoas seguem com potencial de transmissão da Covid-19.

Quatro novos leitos de UTI SUS exclusivos para o tratamento da Covid-19 foram ativados nesta sexta-feira. Dois deles estão no Hospital Victor Ferreira do Amaral, enquanto os outros dois são na UPA Tatuquara. A taxa de ocupação está em 96%, com 17 leitos UTI SUS disponíveis em Curitiba. Era 95% no dia anterior.