Chuva em Curitiba.
Chuva em Curitiba.| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

A chuva nesses primeiros dias de outubro permitiu à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) suspender o racionamento de água em algumas cidades do imterior, mas não em Curitiba e Região Metropolitana, área mais atingida pela estiagem que assola o estado há dois anos.

O volume do sistema de quatro reservatórios que abastece a capital e 13 cidades vizinhas subiu no fim de semana cerca de um ponto percentual, atingindo na manhã desta segunda-feira (4) a marca de 50,78% da capacidade de armazenamento de água. No período de 24 horas entre a manhã de domingo e de segunda choveu cerca de 60 milímetros. Mesmo assim, o volume armazenado é só um pouco acima do início de setembro, mês em que as precipitações ficaram 60% abaixo da média histórica.

O déficit de chuva na capital e RMC neste ano está em 268 milímetros. A média histórica de chuvas de janeiro a setembro é de 1.041 milímetros, mas choveu somente 773 milímetros nesse período em 2021. Para suspender completamente o racionamento, o volume do sistema em Curitiba e entorno precisa alcançar no mínimo 80%. “As chuvas nesses primeiros dias de outubro aliviam muitos sistemas no interior do estado, mas não resolve a crise hídrica. Ainda temos um longo caminho até o fim do verão e a volta à normalidade”, avalia o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

Já no interior, a chuva neste início de outubro permitiram a suspensão no rodízio do abastecimento em algumas cidades, como Jandaia do Sul, Siqueira Campos, Ibaiti e Quatiguá, no Norte. Em Medianeira, no Oeste, o racionamento fica suspenso até quarta-feira (6), quando a Sanepar fará nova avaliação do nível do Rio Alegria e dos poços que abastecem a cidade.

A chuva também regularizou momentaneamente o abastecimento em Cascavel, também no Oeste. As precipitações em torno de 200 milímetros do fim de semana elevou os níveis do Rio Cascavel e São José, além dos poços que abastecem o município. Com isso, a Sanepar pôde suspender momentaneamente a captação de água iniciada em agosto no Lago Municipal, uma das principais áreas de lazer de Cascavel.