Crianças vão saber como os animais chegam ao Crar e como evitar maus-tratos.
Crianças vão saber como os animais chegam ao Crar e como evitar maus-tratos.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba vai permitir que os cães e gatos vítimas de maus-tratos recebam o carinho de crianças em visita acompanhada. A ação será na próxima quarta-feira (17), no Centro de Referência para Animais em Risco (Crar), no bairro CIC, para onde os animais são encaminhados.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

A chefe da Rede de Proteção Animal da prefeitura, Vivien Midori Morikawa, explica que a intenção é conscientizar as crianças de que abandonar animais  de estimação é errado. Os técnicos do Crar também vão relatar em que condições os animais chegam ao centro. Também será passada orientação da importância da adoção desses animais.

“Com esse trabalho de conscientização com as crianças, com certeza, teremos adultos com atitudes mais responsáveis em relação aos animais”, acredita Vivien.

Reportagem da Gazeta do Povo de junho mostra que alguns dos cães e gatos resgatados chegam a ficar dois anos no Crar à espera de uma adoção. Além disso, o espaço está com a capacidade máxima preenchida, com cerca de 40 cães e 15 gatos. O problema é que a procura por esses animais é baixa.

A visita das crianças na próxima quarta-feira será orientada pela equipe do Crar. Serão 30 vagas para a visitação a partir das 14h para crianças de 6 a 11 anos acompanhadas dos responsáveis. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por um formulário na internet.

Todos os bichos estão disponíveis para adoção com supervisão veterinária. De segunda a sexta, as famílias podem ir ao Crar das 9h às 12h e das 14h às 16h. Aos fins de semana e feriados, os atendimentos são das 9h30 às 12h e das 13h30 às 15h30.

Após o preenchimento do formulário, é preciso aguardar a confirmação da inscrição por e-mail. Caso o número de vagas seja excedido, o interessado também será informado. O Crar fica na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC.