Curitiba acata decisão do Ministério da Saúde de não vacinar adolescentes
| Foto: Luiz Costa / SMCS

Curitiba acatou a decisão do Ministério da Saúde e cancelou o início da vacinação de Covid-19 de adolescentes. Quinta-feira (16), a imunização do público de 12 a 17 anos foi suspensa no Brasil. A capital só estava aplicando vacina em adolescentes grávidas, cuja imunização continua mesmo com a decisão do governo federal.

Na manhã desta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que vai seguir as orientações do MS, conforme o cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI). Portanto, está suspensa na capital a aplicação de doses de vacinas na faixa etária dos 12 aos 17 anos. A SMS não deu mais detalhes sobre a decisão.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a decisão, que diverge da recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem relação com a falta de estudos científicos sobre os efeitos da vacina nesta faixa etária. Em outros países, a vacinação dos adolescentes segue em andamento. No Brasil, a vacina da Pfizer está liberada para este público pela Anvisa. Muitas cidades, em diversos estados, já vacinaram cerca de 3,5 milhões de jovens com a primeira dose, incluindo Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, que começou a aplicação quarta-feira (15).

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, diz ter ficado "surpreendido" com a decisão do Ministério da Saúde, mas que a suspensão da vacinação de adolescentes não é "motivo para pânico".