Manequins com máscaras em loja no Centro de Curitiba
Manequins com máscaras em loja no Centro de Curitiba| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

A prefeitura de Curitiba só aguarda o governo do Paraná publicar o novo decreto estadual para também derrubar a exigência do uso de máscaras em ambientes fechados. A capital tem decreto próprio que regulamenta a medida sanitária de prevenção da Covid-19.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, indicou que a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados no Paraná pode vir ainda nesta semana. Em entrevista ao jornal Bom Dia Paraná, da RPC, nesta terça-feira (28) Beto Preto, afirmou porém que o uso de máscara deve continuar obrigatório no transporte público, além de hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Medida que vai ser seguida por Curitiba.

Tanto o governo do estado quanto a prefeitura de Curitiba acabaram com a obrigatoriedade da máscara em ambientes externos há uma semana e meia, no dia 17 de março. A mudança ocorreu após a queda expressiva no número de pessoas infectadas pelo coronavírus. A queda da obrigatoriedade deve acontecer graças à vacinação contra a Covid-19. Até sexta-feira (25), 80,5% de todos os curitibanos já haviam completado o ciclo com duas doses ou a dose única do imunizante da Janssen.