Uso de máscara em Curitiba.
Uso de máscara em Curitiba.| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

A prefeitura de Curitiba anuncia na tarde desta quarta-feira (6) se mantém o atual decreto ou se modifica as medidas sanitárias de prevenção da Covid-19. O novo decreto será baseado nas decisões da reunião de terça-feira (5) do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia.

Pela queda dos índices de transmissão e morte causadas pelo coronavírus, podem vir mais flexibilizações dentro da bandeira amarela, de alerta. A prefeitura vem reduzindo as restrições nos últimos decretos graças ao avanço da vacinação. No decreto que está em vigência, publicado há uma semana, foram liberados os funcionamentos de buffets e casas de festas, além da autorização para eventos, comemorações e confraternizações de qualquer natureza em espaços abertos ou fechados.

Há 13 semanas Curitiba está na bandeira amarela, de menos restrições nas atividades. Desde sexta-feira (1.º) a capital voltou a ter menos de 4 mil casos ativos de Covid-19. No boletim da Secretaria Municipal de Saúde de terça-feira eram 3.350 pessoas infectadas capazes de transmitir a doença. Desde novembro de 2020 Curitiba não tinha menos de 4 mil casos ativos de Covid-19.

A semana passada também foi marcada pelo fato de a cidade reduzir a menos de 200 o número de novos casos diários. Desde quarta-feira (29) as novas infecções estão em menos de duas centenas. Há pouco menos de um ano a capital não via um número tão baixo de novas infecções diárias, quando foram registrados 163 casos em 14 de outubro de 2020. No boletim de terça, foram 171 novos casos.

A ocupação de leitos de UTI SUS para Covid-19 está em 57%, com 110 vagas livres do total de 256. Nas enfermarias, a ocupação é de 52%, com 118 leitos vagos do total de 247.