Comércio em Curitiba.
Comércio em Curitiba.| Foto: Albari Rosa / Foto Digital/Gazeta do Povo

O comércio de Curitiba deve abrir as portas no carnaval desse ano, que vai do dia 28 de fevereiro e 1.° de março, além da Quarta-feira de Cinzas em 2 de março. Essa é a orientação da Associação Comercial do Paraná (ACP), já que os festejos da data estão proibidos pela prefeitura pelo risco de as aglomerações aumentar o contágio da Covid-19.

A orientação da ACP é de que cada comerciante avalie a situação de seu estabelecimento e eventuais acordos com funcionários. "Tais acordos não impedem o comércio de funcionar. Pela legislação trabalhista o comércio pode funcionar normalmente. Só é considerado feriado nas cidades e nos estados onde há lei específica neste sentido", reforça a Associação Comercial em nota.

Apesar da atual queda de casos, o contágio segue muito alto na capital. Mesmo não registrando o volume de mortes dos anos anteriores graças à vacinação, a atual onda de transmissão é a mais acelerada de toda a pandemia por causa da variante ômicron, mais transmissível.

Tanto que após registrar queda de aproximadamente 50% pela busca de exames de Covid-19 nessa semana em relação ao pico de janeiro, os laboratórios da cidade preveem um repique de exames justamente pela movimentação de pessoas no carnaval, como em viagens para a praia.

Terça-feira (15), Curitiba tinha 13.015 pessoas contaminadas pelo coronavírus. O pico de transmissão em toda a crise sanitária foi dia 1.° de fevereiro, quando a capital tinha 16.739 casos ativos de Covid-19.