Prefeitura vê queda nos índices da pandemia e mantém bandeira amarela em Curitiba
| Foto: Gazeta do Povo

Estão mantidas por mais 15 dias as medidas restritivas que caracterizam a bandeira amarela no enfrentamento à Covid-19 em Curitiba. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (3) por meio do decreto 140/22, e tem validade até o próximo dia 17 de fevereiro. O Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) identificou uma tendência de queda nos números da pandemia para os próximos dias, o que embasou a manutenção da bandeira amarela.

De acordo com a SMS, a taxa de retransmissão do coronavírus, que estava acima de 1 na semana passada – indicando, assim, possibilidade de aumento no número de novas infecções – agora passou para 0,77. Na prática, o número indica que um grupo de 100 pessoas teria potencial de infectar outras 77, sinal de que a pandemia está em desaceleração.

Com a prorrogação estão mantidas as regras que já vinham sendo aplicadas, como o limite de 70% de ocupação nos estabelecimentos. Além de recomendar às empresas que priorizem o trabalho remoto como medida de reduzir o risco de contaminação, tanto pelo coronavírus quanto pelo vírus da gripe H3N2, a secretaria também reforça a indicação para que os estabelecimentos de ensino sigam os protocolos sanitários para garantir a segurança na volta às aulas.