Alguns pontos de Curitiba que tiveram influência dos negros em sua formação. Na foto Igreja do Rosario dos pretos de sao benedito no largo da ordem
Igreja do Rosário, no Largo da Ordem, em Curitiba.| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

O Instituto Democracia e Liberdade (IDL) divulgou uma nota na qual repudia a invasão da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Curitiba, no último sábado (5), por um grupo liderado pelo vereador Renato Freitas (PT). De acordo com o petista, o ato foi organizado como protesto contra o racismo em razão do assassinato de Moïse Mugenyi.

Na nota, a entidade, formada por empresários e profissionais em defesa da democracia, disse entender que “protestos dessa espécie são compreensíveis e tolerados pela sociedade brasileira”. Mas, reforça o texto, “seus organizadores devem tomar todos os cuidados para que a manifestação não extravase e provoque efeitos colaterais imprevisíveis e inaceitáveis”.

A nota segue afirmando que uma manifestação “minimamente organizada deve ter uma razão para ser realizada, local e horário previamente definidos e garantia de acompanhamento das forças de segurança para evitar, como ocorreu nesse ato, ataque a um culto religioso”. Na sequência, o texto divulgado pelo IDL afirma que os “organizadores de atos e manifestações devem responder civil e criminalmente pelos efeitos de atos improvisados, com objetivos inconfessáveis, na maioria das vezes produzidos para alavancar ou sustentar carreiras políticas”.

Por fim, a nota pede para que a manifestação liderada por Renato Freitas seja alvo de investigações da Câmara Municipal de Curitiba, pela Guarda Municipal de Curitiba e pelas polícia Civil e Militar. “Manifestantes profanaram um culto religioso, ao invadirem a igreja com dezenas de manifestantes gritando palavras de ordem, promovendo a desordem. É preciso punição exemplar, para que coisas do tipo não se reproduzam nesse ano de eleições federais acirradas e polarizadas por grupos extremistas”, conclui o texto, assinado pelo presidente do IDL, Edson José Ramon.