Multa aplicada pela Setran agora pode ter o condutor apresentado pela internet.
Multa aplicada pela Setran agora pode ter o condutor apresentado pela internet.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Quem for multado pela prefeitura de Curitiba agora pode fazer a indicação do condutor pela internet, sem precisar ir até uma das sedes da Superintendência de Trânsito (Setran). Parceria entre o município e o governo do estado passa a tratar digitalmente todo o processo da autuação.  “É o fim do papel no processo de discussão das infrações de trânsito”, afirmou o prefeito Rafael Greca (DEM) no lançamento da parceria nesta quarta-feira (4).

A indicação on-line deve ser feita no site da Setran. O motorista, entretanto, precisa fazer cadastro no site do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma de serviços do governo do estado. Nesta primeira fase, o serviço on-line está disponível apenas para pessoas físicas. Na sequência, será ampliado para pessoas jurídicas.

O atendimento presencial na Setran continua. O motorista autuado também pode encaminhar a documentação pelos Correios. Por dia, a Setran faz cerca de 500 atendimentos presenciais na sede do Centro e nas administrações regionais nos bairros. Desses atendimentos, aproximadamente 70% são referentes à indicação do condutor multado.