Imagem de novembro de 2020 mostra aglomeração no Largo da Ordem: local tem sido ponto de reunião de jovens mesmo com a proibição de abertura de bares.
Imagem de novembro de 2020 mostra aglomeração no Largo da Ordem: local tem sido ponto de reunião de jovens mesmo com a proibição de abertura de bares.| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

A noite de sábado, dia 13, foi de aglomeração em três pontos em Curitiba e a Guarda Municipal precisou dispersar muitas pessoas próximas a bares em pontos conhecidos da noite curitibana. Largo da Ordem, Shopping Hauer e Prainha da Itupava, juntos, aglomeraram perto de 1,2 mil pessoas apesar das restrições e recomendações impostas pelas autoridades sanitárias do município. Apesar disso, nenhuma pessoa foi detida, e nenhuma festa clandestina foi encontrada.

Segundo a prefeitura de Curitiba, a Operação Carnaval Seguro, realizada em conjunto pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal, encontrou três casos de aglomeração que chamaram a atenção. No Largo da Ordem, havia aproximadamente 300 pessoas perto das 21h30. Uma semana atrás, em 7 de fevereiro, o local já tinha sido alvo de uma operação da GM. Vídeo divulgado nas redes sociais mostram pessoas fugindo da abordagem dos guardas. No Shopping Hauer, localizado no bairro Batel, 500 pessoas estavam reunidas ao redor dos bares por volta das 22h30. Já na Prainha da Itupava, no bairro Hugo Lange, perto de 400 pessoas se aglomeravam às 23 horas. De acordo com a GM, não houve prisões, mas apenas dispersão do público.

Curitiba está em bandeira amarela desde 28 de janeiro, com os bares proibidos de funcionar. A circulação de pessoas entre 23 e 5 horas em espaços e vias públicas também está vetada, salvo em razão de atividades ou serviços essenciais e casos de urgência.