Transporte coletivo de Curitiba deve sofrer alteração com nova restrição de atividades por causa da pandemia.
Transporte coletivo de Curitiba deve sofrer alteração com nova restrição de atividades por causa da pandemia.| Foto: Luiz Costa/SMCS

Mesmo com as medidas mais duras anunciadas pelo governo do estado no combate à pandemia de coronavírus entrando em vigor neste sábado (27), o transporte coletivo de Curitiba vai continuar funcionando sem alteração por mais alguns dias. Ainda sem data determinada, a Urbanização de Curitiba (Urbs) terá reunião em "meados da próxima semana" para avaliar o impacto das medidas no sistema. “Vamos ver como vai se comportar a demanda e avaliar a necessidade de mudança nos horários das tabelas e alguma alteração de frota no período noturno, por exemplo, já que o toque de recolher agora começa às 20h”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, ao site da prefeitura de Curitiba.

Até que isso ocorra, o transporte público da cidade seguirá com lotação máxima de 70% da capacidade. Atualmente, cerca de 1.000 veículos do transporte coletivo circulam pela cidade - 80% do que seria o normal. Apenas as linhas mais movimentadas operam com 100%. Com o novo decreto (6983/2021) que restringe a circulação no estado, suspendendo aulas e orientando trabalho em home office, a tendência é cair o número de passageiros. E a menor demanda deve forçar uma redução dos ônibus nas ruas.

Como comparação, em março do ano passado, logo após o fechamento das atividades não essenciais, o sistema contabilizou média de 160 mil passageiros. Hoje, são cerca de 390 mil pessoas utilizando o transporte coletivo diariamente. Antes da pandemia, esse número era de cerca de 754 mil.