Central de teleatendimento da Covid
Central de teleatendimento da Covid| Foto: Luiz Costa/SMCS

Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está orientando a população a não buscar unidades básicas de saúde para realização de exames de rotina e check-up. “Estamos com muitos casos ativos de Covid na cidade. Não é recomendável que uma pessoa saudável, sem sintomas, busque uma unidade de saúde neste momento”, diz a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. Além disso, de acordo com a pasta, pessoas com sintomas gripais leves também não devem seguir para as unidades de saúde. Elas devem ligar para a Central de Teleatendimento, no telefone 3350-9000.

No contato com a Central, o usuário receberá orientações sobre isolamento domiciliar, informações sobre como não transmitir o vírus e não contaminar o restante da família e onde buscar atendimento em caso de necessidade. A Central de Atendimento também fará o agendamento do exame da Covid-19, se for necessário. “Os casos leves também são orientados a voltar a ligar para a Central, se houver outras dúvidas ou piora do quadro de saúde”, diz Márcia. A Central de Teleatendimento funciona todos os dias, das 8h às 20h.

A cada minuto, três a quatro pessoas, em média, procuram o sistema municipal de saúde com queixas de sintomas respiratórios. A cada hora são cerca de 225 atendimentos relacionados a sintomas gripais que podem indicar a Covid-19. Os dados se referem apenas ao sistema municipal de saúde - unidades básicas de saúde, UPAs e central de teleatendimento.