Trabalhadores do setor administrativo do HC pedem prioridade na vacinação.
Trabalhadores do setor administrativo do HC pedem prioridade na vacinação.| Foto: Leonardo Bettinelli/Arquivo HC

Trabalhadores do Hospital de Clínicas (HC), um dos maiores centros de referência no atendimento a pacientes com Covid-19 em Curitiba, organizam um ato simbólico para essa sexta-feira (12) para chamar a atenção sobre a estratégia do Plano Municipal de Vacinação. De acordo com o coordenador do Sinditest-PR, Evandro Castagna, 943 trabalhadores ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus. O Sinditest-PR representa os trabalhadores do setor administrativo do hospital, além de colaboradores terceirizados de outras categorias como vigilantes, copeiros, almoxarifes e eletricistas.

“A maior parte desses funcionários está cumprindo expediente em regime presencial e divide espaço com todos os outros profissionais da saúde. São pessoas que trabalham no setor administrativo, que fazem o hospital funcionar, eles compartilham elevadores, utilizam o transporte público e estão dentro do hospital, um local que está contaminado pelo vírus”, afirma Evandro. Além disso, o coordenador do sindicato defende que “dos 943 trabalhadores que ainda não foram vacinados, 71 deles exercem funções de trabalho que estão sendo executadas remotamente. Se vacinado, esse pessoal pode voltar ao sistema presencial de trabalho para reforçar as equipes, que estão trabalhando em jornadas exaustivas”, concluiu.

Os trabalhadores do setor administrativo do sistema de saúde estão inseridos na Fase 1 do Plano Municipal de Vacinação e, de acordo com as informações da Prefeitura de Curitiba, a vacinação desses profissionais acontece paralelamente à vacinação dos idosos, contemplados na Fase 2 do plano. A prefeitura de Curitiba explicou, em nota, que “os trabalhadores dos setores administrativos dos serviços de saúde vão ser vacinados conforme o Plano Municipal de Vacinação. O cronograma prevê a imunização de outros profissionais de saúde antes dos administrativos. Eles serão convocados quando o plano chegar a essa fase”.

Conheça o Plano Municipal de Vacinação de Curitiba.